Honda City 2018 ExL

Sóbrio, Honda City 2018 peca no custo-benefício

Com leve tapa no visual e lista de itens de série só 'ok', Honda City 2018 não tem controles de tração e estabilidade

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 15,3/4800 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,5 km/litro
      Estrada: 10,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 536 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.7

Overview

O Honda City 2018 chega com novidades estéticas internas e externas, mas ainda não tem controles de tração e estabilidade. Motor continua o mesmo: 1.5


  • + Consumo de combustível
  • + Espaço do porta-malas
  • + Serviço pós-venda
  • - Preço
  • - Custo-benefício
  • - Design defasado
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
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Volkswagen Virtus e Fiat Cronos roubaram a cena neste início de ano, protagonizando o principal duelo do mercado brasileiro da atualidade. No entanto, enquanto os dois sedãs compactos polarizavam a disputa, a Honda apresentou, sem muito alarde, a linha 2018 do City. Ao contrário de seus novos rivais, no entanto, o modelo da marca japonesa optou por dar um tapa no visual, ajustar alguns pontos em equipamentos de série e, claro, preços – partindo agora de R$ 60,9 mil, e chegando a R$ 83,4 mil, na versão topo de linha EXL, exatamente a que nós aceleramos...

Honda City 2018

Honda City DX MT
R$ 60.900
Honda City Personal AT
R$ 68.700
Honda City LX AT
R$ 72.500
Honda City EX
R$ 77.900
Honda City EX AT
R$ 77.900
Honda City EXL AT
R$ 83.400
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Honda City 2018 EXl
City 2018 ganhou novo para-choque traseiro e inédito grafismo das lanternas
Crédito: Divulgação
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POR FORA

Vamos começar falando do que mudou em termos de design, pois é capaz de você cruzar o City 2018 e achar que é o 2019. A dianteira ganhou novo conjunto óptico, que além da iluminação diurna também trazem, nesta versão top, faróis baixo e alto em LED. A barra cromada da grade frontal também foi redesenhada, deixando o City com uma cara mais de Civic – o que é bom!

 Honda City 2018 manteve o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 16V de até 116 cv
Honda City 2018 Exl 54
Legenda: Honda City 2018 manteve o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 16V de até 116 cv
Crédito: Divulgação
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A traseira também ganhou para-choque novo, e a lanterna traseira, além de redesenhada, tem grafismo inédito. Na lateral, a silhueta do City segue inabalada. É exatamente a mesma da linha anterior. Apenas as novas rodas de liga leve de 16 polegadas chamam a atenção – muito bonitas, por sinal.

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POR DENTRO

No interior, o acabamento continua sóbrio. Não chama a atenção pela ousadia, agradando o perfil do consumidor do City. Não decepciona pela qualidade dos materiais, mas chama a atenção pelo bom encaixe das peças. A nítida a preocupação da Honda com a construção dos seus carros.

 Interior do City oferece sobriedade e qualidade.
Honda City 2018 Exl 5
Legenda: Interior do City oferece sobriedade e qualidade.
Crédito: Divulgação
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Os bancos revestidos em couro são bem confortáveis. O volante tem excelente empunhadura e é multifuncional. Legal que o City permite desde uma posição de condução elevada, mais próxima à do Fit, como também mais ‘socada’ e esportiva, algo similar ao Civic.

Ponto negativo para a falta de uma chave presencial, que permitiria ligar o carro apertando apenas um botão, e para o controle do computador de bordo. Ainda usa o ‘botãozinho’ – que mais parece a tampa de uma caneta – integrado ao painel de instrumentos. Já passou da hora de a Honda permitir o acesse ao computador de bordo pelos botões do volante.

ESPAÇO INTERNO

Aproveitando o gancho, vamos falar de conforto. O espaço interno do City é bom, com 4,45 metros de comprimento e 2,60 metros de distância entre os eixos. Lembra dos dois protagonistas do início desta avaliação? Então, o Honda consegue ser 8 centímetros maior que o Cronos, mas 5 centímetros menor que o Virtus.

O ponto alto do City, no entanto, está na boa distribuição dos bancos, deixando bom espaço para os joelhos de quem viaja atrás. Os mais altos, porém, poderão ter problemas com a cabeça raspando no tento. O porta-malas é muito bom. Ideal para carregar a família – inclusive a sogra. Com 536 litros é um pouco maior que os 521 do Virtus e os 525 do Cronos.

honda_city_2018_exl_6.jpg
Honda City 2018 Exl 6.jpg
Crédito: honda_city_2018_exl_6.jpg
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EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

A lista de equipamentos de série do City é completa dentro do básico. O sedã traz direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e espelhos retrovisores externos elétricos, e câmera de ré. Ficou faltando um sensor de estacionamento traseiro. A central multimídia tem tela de 7 polegadas sensível ao toque e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Ponto de atenção é para a velocidade de funcionamento do sistema, que as vezes parece lento. Em algumas oportunidades é preciso tocar na tela com mais força para ter o comando aceito.

 Honda City 2018 EXL
Honda City 2018 EXL
Legenda: Honda City 2018 EXL
Crédito: Divulgação
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SEGURANÇA

Já com relação aos itens de segurança, a versão EXL vem de série com airbags frontais, laterais e tipo cortina, ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, e freios com ABS (antitravamento das rodas) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

O City só não tira nota 10, pois, acreditem, não oferece controles de tração e estabilidade, algo que o Fit já tem, por exemplo. Tudo bem, é um carro extremamente equilibrado, mas tais recursos eletrônicos podem evitar um acidente de grandes proporções em situações de pista molhada, por exemplo.

Honda City 2018 EXl
Honda City 2018 Exl
Crédito: Divulgação
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RODANDO

Mecanicamente, o City 2018 é igual ao anterior. O motor, por exemplo, continua o 1.5 16V Flex de quatro cilindros, aspiradão mesmo, de até 116 cv de potência a 6.000 rotações e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 giros. Como forma de comparação, o Cronos topo de linha tem motor 1.8 de até 139 cv e 19,3 kgf.m de torque. Já o Virtus, com seu 1.0 TSI (três cilindros turbinado) gera 128 cv e mais de 20 kgf.m de torque. Ou seja, no quesito performance, o City fica devendo diante da concorrência.

No entanto, é preciso entender, que a proposta do City nunca foi entregar esportividade ou alto desempenho. E continua não sendo. É um carro que foca no conforto. Seu comportamento, aliás, está mais para Corolla do que para Civic. A preocupação é proporcionar um passeio confortável a uma viagem emocionante

 Principais modificações do City 2018 estão na dianteira, com nova grade e para-choque, e faróis redesenhados. 
honda_city_2018_exl_53.jpg
Legenda: Principais modificações do City 2018 estão na dianteira, com nova grade e para-choque, e faróis redesenhados. 
Crédito: Divulgação
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E muito se deve ao câmbio automático CVT, que para o dia a dia é a tradução do conforto. Esta transmissão conversa muito bem com o motor, mas é completamente alijada de qualquer pegada esportiva – mesmo puxando a manopla para a posição ‘S’ (Sport) ou chamando as trocas para as aletas atrás do volante, o Honda segue sóbrio.

Os índices de consumo, de acordo com a própria Honda, ficam em 12,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Muito bons! O Cronos, na versão 1.8 com câmbio automático, faz 10,3 e 13,3 km/l na cidade e na estrada, respectivamente. Já o Vitrus vai de 11,2 km/l e 14,6 km/l.

A suspensão tem um ajuste mais para o firme, algo característico dos carros da Honda. Na frente a suspensão é independente tipo MCPherson e atrás eixo de torção. Que bom seria se fosse independente nas quatro como no Civic. Já os freios são a disco na dianteira e tamborzão na traseira.

VALE A COMPRA?

O City peca no preço mais elevado, e na ausência de itens importantes como, por exemplo, controles de tração e estabilidade. A repaginada nada profunda também o deixou atrás de Virtus e Cronos, que chegam querendo seduzir também pelo visual. Tem como ponto alto, talvez, o fato de ser Honda, assim se aproveitando de uma boa fama de serviços pós-venda e uma menor desvalorização. Não vai conseguir atrair novos compradores, mas, com certeza, vai fidelizar aqueles que já o colocaram na garagem.

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

HONDA - CITY - 2017
1.5 EXL 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO
R$ 81400

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1497
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 11,4:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • FlexOne
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • i-VTEC
  • Potência (cv/rpm)
  • 116/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 15,3/4800
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 115/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 15,2/4800
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 175
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,5
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 14,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4455
  • Largura (mm)
  • 1695
  • Altura (mm)
  • 1485
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 46
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 536
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1137
  • Carga útil (kg)
  • 412

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - DVD
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia8.7
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter8.5
  • + Consumo de combustível
  • + Espaço do porta-malas
  • + Serviço pós-venda
  • - Preço
  • - Custo-benefício
  • - Design defasado
 
8.7

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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