Terceira geração do VW Gol mostra qualidades para conservar liderança

Preço acessível, ergonomia melhorada e construção esmerada alçam o campeão de vendas a um novo patamar


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Gustavo Ruffo
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- Se a concorrência estava preocupada antes de conhecer o novo Gol, é bom que ela comece a se mexer o mais rápido possível. O novo modelo, que avaliamos hoje, em São Paulo e por estradas do interior do Estado, mostrou qualidades que farão mesmo o fã mais ferrenho de outras marcas dar uma olhadinha no quintal da marca alemã.

Ao contrário do que havíamos dito, o preço oficial do novo Gol começa nos R$ 28,89 mil para o modelo com motor 1-litro mais simples, mas, em vista da procura, não duvidamos que ele seja vendido pelos R$ 31.245 que as concessionárias vêm pedindo pelo carro, conforme apuramos.

O Gol, ao contrário do novo Peugeot 207 Brasil, não tem versões, mais sim o que a Volkswagen chama de módulos. No fim das contas, os tais módulos vão funcionar como versões, uma vez que esses módulos vão identificar os modelos, com placas inseridas na parte inferior das portas dianteiras e na tampa do porta-malas no caso do Power. Para o 1-litro, o único módulo disponível é o Trend, que faz o carro custar R$ 29.825. Opcionais como airbag, ABS, ar-condicionado e computador de bordo podem ser acrescentados mesmo ao modelo mais simples.

Apesar de a Volkswagen tratar essa estratégia como uma vantagem ao consumidor, sabemos que as versões são mais vantajosas, já que todo opcional acrescentado ao carro, fora o ar-condicionado, acaba se perdendo em termos de valor na hora da revenda.

O modelo com motor 1,6-litro parte de R$ 32,29 mil. Com o módulo Trend, o carro custa R$ 33.235. O modelo topo de linha, o 1.6 Power, que vem só com direção hidráulica de série, custa R$ 36,42 mil, valor que sobe com o acréscimo dos opcionais, entre eles os rádios Concept e Mid. O primeiro traz leitor de cartão de memória e entrada USB. O segundo oferece, além desses itens, Bluetooth e leitor de CD.

Mudanças

Os motores VHT Volkswagen High Torque nasceram para o Gol, apesar de terem sido apresentados primeiro no Fox, carro com o qual o campeão de vendas da VW divide mais elementos.

A plataforma trazida pelo Polo ao Brasil, a PQ24, também foi utilizada na terceira geração do Gol, o que permitiu que ele adotasse pela primeira vez em sua história o motor transversal. Com isso, o capô está bem menor, o que dá ao Gol um aspecto bem mais moderno, ainda que possa tirar seu trono de queridinho dos mecânicos. Motores longitudinais são mais fáceis de reparar porque o cofre do motor é maior, o que confere um acesso mais fácil ao que tiver de ser consertado.

Com a nova plataforma o Gol ficou bem mais espaçoso, com 2,47 m de entreeixos. O porta-malas continua com bons 285 l de capacidade, o que o mantém como líder de espaço para bagagem em seu segmento.

Além do estilo e da concepção mais modernos, o novo Gol traz a coluna de direção, opcionalmente regulágel em distância e profundidade, e a suspensão dianteira da plataforma PQ25, usada hoje na Europa pelo Skoda Fabia e pelo Seat Ibiza. Essa mesma plataforma, uma evolução da PQ24, também servirá à nova geração do Polo. Adivinhem se ela não virá para o Brasil? Se não viesse, não haveria necessidade de antecipar suas peças em um modelo mais barato.

Ao volante

A primeira coisa que se nota ao entrar no novo Gol é que o seu volante agora está exatamente onde deveria estar, não mais à direita do motorista, quase junto ao console central. Basta fazer um teste simples: acomode-se no banco do motorista, coloque as mãos sobre os joelhos e levante-as paralelamente às pernas. Suas mãos vão encontrar o volante. No modelo antigo, a mão esquerda encontrava o vazio.

Saímos do hotel Hilton, em São Paulo, e pegamos a Marginal Pinheiros rumo à rodovia Ayrton Senna. No trânsito carregado de São Paulo, o Gol com motor 1-litro VHT mostrou estar em seu ambiente natural. Com volante rápido e um motor com bom torque, em baixa rotação, aliado ao bom câmbio MQ200 de cinco marchas, o Gol mostrou agilidade. A grande área envidraçada e os retrovisores conferem excelente visibilidade ao carro.

Na estrada o VHT também mostrou disposição, apesar de precisar de paciência para embalar, como todo carro com motor 1-litro. Ele não deixa o motorista na mão em ultrapassagens, mesmo nas não muito bem calculadas.

Em curvas, a suspensão do Gol se mostrou bastante esportiva, firme na medida certa. Talvez não agrade muito aos mais afeitos ao conforto, mas o perfil do Gol sempre foi mais ligado à esportividade.

Com tantas qualidades e um preço abaixo do esperado, mesmo um carro desconhecido teria todas as chances de fazer bonito nos ranking de vendas do mercado brasileiro. Em se tratando do Gol, ou a concorrência cria um carro extraordinário ou a liderança de mercado vai continuar com a Volkswagen por mais uns bons anos.

FICHA TÉCNICA – VW Gol





















MOTORESQuatro tempos, quatro cilindros em linha, finalmente transversal, refrigeração a água, 999 cm³ e 1.598 cm³
POTÊNCIAS Motor 1-litro: 76 cv álcool e 72 cv gasolina a 5.250 rpm; motor 1,6-litro: 104 cv álcool e 101 cv gasolina a 5.250 rpm
TORQUES Motor 1-litro: 10,6 kgm álcool e 9,7 kgm gasolina a 3.850 rpm; motor 1,6-litro: 15,6 kgm álcool e 15,4 kgm gasolina a 2.500 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com opção de assistência hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 13”, com opção de liga-leve de aro 15”
PNEUS Dianteiros e traseiros 175/70 R13, com opção de pneus 195/55 R15
COMPRIMENTO 3,90 m
ALTURA 1,46 m
LARGURA 1,66 m
ENTREEIXOS 2,47 m
PORTA-MALAS285 l
PESO em ordem de marcha 934 kg 1-litro e 944 kg 1,6-litro
TANQUE55 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
CORESBranco cristal, cinza Vulcan, Preto Ninja, Prata Light, Vermelho Flash, Cinza Urano e Vermelho Radiante
PREÇOSDe R$ 28,89 mil motor 1-litro a R$ 36,42 mil motor 1,6 litro Power


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