Rodamos com o BMW Série 5 GT numa pista de avião

Modelo da marca bávara que inaugura uma nova tendência tem apetite de esportivo e espaço suficiente para a família


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Rodrigo Samy
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- O mercado de automóveis de luxo está cada vez mais voltado na integração da família. Basta você recorrer aos últimos lançamentos de SUVs para comprovar a regra. Agora, a moda da indústria automobilística é lançar veículos com desenhos diferentes, com a ideia de colocá-los numa prateleira distante das conceituadas e tradicionais carrocerias. A Kia, por exemplo, lançou o Soul carro-design, já a Fiat aplicou no novo Uno o conceito “round square” e a BMW lançou o Série 5 GT.

De acordo com a palavra dos publicitários, a funcionalidade do modelo que recebe a sigla GT Gran Turismo é um Sport Activity Vehicle: “Começa com um grande capô e acaba com uma cauda tipo hatchback”. Tirando a explanação turística sobre nome do carro fabricado pela marca bávara, o Série 5 GT é um crossover com jeitão de coupé. A convite da BMW o WebMotors acelerou a novidade durante 10 minutos no aeroporto da Embraer, no interior de São Paulo. Apesar de ser equiparado ao sedã o Série 5 GT tem um comportamento mais próximo de um SUV, tanto é que o efeito pêndulo na hora das retomadas, curvas e outros exercícios é bem presente. Vale lembrar que são quase duas toneladas em movimento, o peso em ordem de marcha do carro é de 1.940 kg. A salvação fica por conta do controle de tração e todos os recursos técnicos presentes no BMW.

Uma história legal do design do BMW GT é o porta-malas que leva uma tampa bipartida. O acesso ao compartimento de bagagens pode ser feito com a “folha” inteira aberta como se fosse um hatchback ou simplesmente como um sedã, apenas uma abertura na tampa traseira. O porta-malas pode levar 440l a 590l, sendo 1.700l com os bancos totalmente rebatidos. Ou seja, espaço de sobra para todos. De acordo com a BMW, o sistema de bancos traseiros deslizantes permitem que os passageiros tenham o mesmo espaço interno de um Série 7. Não é para menos: são 3,07 m de entreeixos em um automóvel de 5 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,56 m de altura.

Antes de ganhar a produção em série o WebMotors já havia antecipado que o BMW Série GT 5 iria se destacar diante da concorrência. O propulsor que está no coração do Série 5 GT é um 3-litros de seis cilindros em linha com 306 cv de potência máxima a 5.800 rpm. Com torque máximo de 400 Nm disponível entre 1.200 e 5.000 rpm o BMW 535i Gran Turismo acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 s. A velocidade máxima do carro, por sua vez, é limitada eletronicamente a 250 km/h. Segundo a BMW, o consumo de combustível do GT é de 8,1 km/l na cidade e de 14,5 na estrada.

Tecnologia

Assim como todas as fabricantes tope, a BMW tem um pacote de tecnologias batizadas exclusivamente de EfficientDynamics. No caso do BMW 535i Gran Turismo um dos diferenciais é o sistema de Regeneração de Energia de Frenagem. Toda a vez que o motorista pisa no freio, um mini-bateria digital no painel se recarrega, algo semelhante ao mesmo desenho de quando o celular está na tomada. A pilhinha enchendo significa que a energia cinética gerada pela frenagem está abastecendo unidades auxiliares do carro como a bomba elétrica do radiador, a bomba de assistência da direção elétrica, a bomba do ar-condicionado, e entre outras coisas.

Outro destaque da BMW 535i GT é a direção integral ativa que controla o ângulo de direção nas rodas traseiras. Durante a curta avaliação do WebMotors na pista de testes montada no aeroporto da Embraer foi notável a reação segura do BMW GT diante dos cones, sugeridos como obstáculos.

Valores sugeridos

O BMW GT chega somente em uma opção de motor, 3,0-litros turbo de 306 cv de potência. A versão 535i GT parte de R$ 305,40 mil, chegando a R$ 339,40 mil na versão Top.O WebMotors falou sobre o BMW Série 5 GT na época em que ele foi lançado mundialmente.

FICHA TÉCNICA – BMW 535i GT

MOTORQuatro tempos, 6 cilindros em tinha, logitudinal, refrigeração a água, gasolina, 2.979 cm³
POTÊNCIA306 cv a 5.800 rpm
TORQUE40,8 kgfm de
1.200 a 5.000 rpm
CÂMBIOAutomática de 8 velocidades
TRAÇÃOTraseira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira; eletro-hidráulica
RODASAro 19”, de liga-leve
PNEUS245/45 R 19 na dianteira e 275/40 R 19 na traseira
COMPRIMENTO4,9 m
ALTURA1,55 m
LARGURA1,90 m
ENTREEIXO3,07 m
PORTA-MALAS440 a 590 l
PESO em ordem de marcha1.970 kg
TANQUE70 l
SUSPENSÃOIndependente com braços sobrepostos na dianteira e multibraços atrás
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e na traseira
CORES -
PREÇO R$ 305,40 mil e R$ 339,40 mil na versão Top


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