Linha 2017 recoloca Ranger no páreo das picapes média. Por R$ 119.800, versão Limited Flex oferece central multimídia de 8", alerta de colisão e ar condicionado digital.
Muito mais que um tapa de design e novos itens de série, a mudança para linha 2017 da Ranger recolocou a picape no mercado. Mais sofisticada, ela voltou a ser opção junto das também renovadas Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
Avaliamos a versão Limited equipada com motor quatro cilindros flex de 2.5 litros, que parte de R$ 118.500 – R$ 119.800 pintado na cor das fotos, Cinza Moscou - para te mostrar se ela realmente está no páreo.
As atualizações de linha 2017 começam com o novo design, mais robusto e imponente, mas que se concentrou apenas na dianteira, com nova grade e faróis. O novo desenho foi para dentro da cabine que agora tem linhas mais sóbrias e horizontais, além de visível melhora na qualidade dos materiais utilizados. O nível dos equipamentos também melhorou e muito.
Na versão Limited, mais completa, ela traz de série bancos de couro, volante multifuncional revestido em couro, nova geração da central multimídia Sync, que agora oferece Apple CarPlay e AndroidAuto, tela de 8 polegadas e comando de voz, ar condicionado digital de duas zonas, cluster digital e direção elétrica.
Também de série, a Ranger Limited oferece sensor crepuscular e de chuva, câmera de ré junto dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ISOFIX e banco do motorista com ajuste elétrico.
Oferecida somente com tração 4x2 e câmbio manual de cinco marchas junto do motor flex, a grande virada de jogo está nos equipamentos de segurança que ela oferece. Além de 7 airbags, figuram a extensa lista de itens de série da Ranger, o piloto automático adaptativo com alerta de colisão, que emite alertas sonoros e visuais por toda a cabine quando percebe uma possível colisão frontal, sistema de alerta de mudança involuntária de faixa, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de frenagem de emergência.
Coloque tudo isso no papel: vai ser difícil achar outro carro no mercado com todos esses itens saindo de fábrica e custando menos de R$ 120 mil. Uma Fiat Toro, por exemplo, passa dos R$ 120 mil com esse mesmo nível de equipamentos. E não estamos falando nem da versão Volcano, com câmbio automático de nove marchas.
A Chevrolet S10 LTZ é a única que consegue bater de frente com a Ranger nesse quesito. Mas ainda faltam 5 airbags na Chevy para que ela chegue junto da Ford. Se quiser tração nas quatro rodas junto do motor flex, aí você não terá escolha se não optar pela S10.
No entanto, quem joga contra é o conjunto mecânico que não acompanha o ótimo pacote da versão. Ainda assim, o motor flex de 173 cv e 25 kgf.m quando abastecido com etanol, cumpre seu papel muito bem. Esperto, ele despeja todo o torque disponível aos 4.500 rpm, o que pode parecer muito, mas na prática, com o câmbio manual de cinco marchas acaba sendo o regime mais útil do motor.
Sem tração nas quatro rodas, fica claro que a Ranger flex gosta mais de desbravar o asfalto que a terra. E nesse ponto, a transmissão manual também se sai bem. Apesar de um pouco longos, os engates são certeiros e a relação de marchas se aproveita bem da força do propulsor.
O consumo não é o ideal, mas até que surpreendeu. Cravamos 5,5 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada, ambos com etanol. Com um tanque de 80 litros, a autonomia é razoável e por isso o frentista do posto próximo da sua casa não vai passar a te chamar pelo nome.
Na rotina, a Ranger é espaçosa bem confortável. A central multimídia concentra alguns controles da cabine, como até o ar-condicionado. No começo, você fica um pouco confuso e se embanana entre um menu e outro. Mas os controles são intuitivos e logo se acostuma.
Os comandos estão à mão, e a posição de dirigir é boa. A suspensão poderia ser menos firme e o isolamento acústico deixa o barulho do motor e o vento invadir muito a cabine.
Sua missão, a Ranger cumpre. Ela volta a ser opção entre as picapes médias. E no caso da Limited flex, é uma ótima opção.
10.000 km ou 1 ano
R$ 484,00
20.000 km ou 2 anos
R$ 760,00
30.000 km ou 3 anos
R$ 1.240,00
FORD - RANGER - 2018 |
2.5 LIMITED 4X2 CD 16V FLEX 4P MANUAL |
R$ 127990 |
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