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Nissan Sentra SL 2019

Nissan Sentra é uma boa alternativa ao Corolla?

Testamos a versão topo de linha do sedã que custa R$ 106.350 e sonha em ser como seu rival da Toyota: um best-seller!


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“Não importa o quanto você faça. Nunca será o bastante”. Esta frase persegue o Sentra no Brasil. Independentemente do que ofereça, o Nissan nunca será colocado no mesmo patamar de Honda Civic e Toyota Corolla. A verdade, no entanto, é que nos últimos dez anos, o Sentra evoluiu ao ponto de ser tão bom ou melhor que seus concorrentes. É uma melhor compra? Bom, vou apresentar alguns pontos, dar a minha opinião, mas no final a decisão está nas suas mãos – e eu quero saber qual é!

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Legenda: Nissan Sentra 2019 não ganhou novidades estéticas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Avaliei a versão topo de linha SL, que custa R$ 106.350, e vem completinha – não há opcionais disponíveis. Nem mesmo a cor (são cinco disponíveis) tem preço extra. Neste ponto, vale a pena chamarmos o Toyota Corolla na configuração XEi, que é a mais vendida do sedã médio mais vendido do Brasil em 2018, que custa exatamente R$ 105.990. Diferença de R$ 360, que mostra que o Nissan está bem posicionado em relação à principal referência do segmento.

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Ainda abordando questões que envolvem o seu bolso, o custo das seis revisões fixas (60.000 km) é de R$ 2.820. E acredite, é mais em conta que do próprio Toyota em R$ 434,04. Um feito realmente interessante da Nissan, pois o Corolla é conhecido especialmente pelas vantagens do seu pós-venda.

 Nissan Sentra SL 2019
Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Com relação ao valor do seguro, o Sentra apresenta valor médio de R$ 4.100 no perfil de um homem casado, com idade entre 45 e 60 anos, com filhos e morador da Zona Sul de São Paulo. A franquia teve custo médio de R$ 7.500. Já o Corolla XEi ficou com valores de apólice e franquia de

VÍDEO

O Nissan, no entanto, acaba patinando em um quesito que para o consumidor brasileiro é muito importante: desvalorização na revenda. De acordo com dados da Webmotors para São Paulo, o preço médio de um Sentra SL 2018, por exemplo, é de R$ 90.290. Já de um Corolla XEi do mesmo ano é R$ 98.485. E um outro dado exclusivo: o Corolla XEi 2018 é o carro mais pesquisado na Webmotors. O Sentra SL 2018, por sua vez, está apenas na exata 249ª posição.

Nissan Sentra SL 2019
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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Resumindo, no momento da revenda, o Nissan sofrerá uma desvalorização maior e poderá demorar um pouco mais para ser vendido, já que não é tão procurado pelo consumidor. E o oposto acontece com o Toyota – maior valor de revenda e, provavelmente, uma revenda mais rápida.

PRODUTO

Talvez o sonho do Sentra seja ser chamado de Nissan Corolla. Incrível como as essências são similares. Assim como o Toyota, o Sentra utiliza motor 2.0 16V Flex (quatro cilindros, injeção multiponto, aspirado e com comando de válvula variável) e transmissão automática tipo CVT. E antes de entrar nos detalhes, esta dupla tem como principal objetivo entregar:

1º Lugar – Conforto

2º Lugar – Conforto

3º Lugar – Conforto

4º Lugar – Performance e um pouco mais de conforto

E seus três primeiros objetivos são entregues de maneira satisfatória. O Sentra é um carro muito suave em suas reações. O torque de 20 kgf.m, independentemente do tipo de combustível (etanol ou gasolina), aparece somente a elevados 4.800 rpm. O Nissan sugere para andar, sempre que possível, com o acelerador a meia carga. Quando cravo o pedal da direita no assoalho, as respostas são ok - suficientes para não ficar na mão em nenhuma das situações. Um incômodo é que este câmbio CVT transmite a sensação de primeira marcha eterna – alguns carros com o mesmo tipo de caixa conseguem amenizar este comportamento com um recurso de simulação de marchas.

 Nissan Sentra SL 2019
Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

E não espere diversão ao volante. Em números, a velocidade máxima do Sentra – que oferece 140 cv a 5.100 rpm – é de 186 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 10,1 segundos. O Nissan não oferece trocas manuais pela manopla e não tem, nem mesmo como opcional, as aletas atrás do volante – recursos que o Corolla XEi, por exemplo, tem de série.

O ponto negativo desta dupla dinâmica – motor 2.0 e câmbio CVT – é o consumo de combustível. De acordo com medição do Inmetro, o Nissan crava na cidade 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l com gasolina – na estrada, os números são de 9,1 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina). Rodando com etanol por São Paulo e mesmo encarando alguns congestionamentos, consegui fazer números um pouco melhores, passando da casa dos 7,0 km/l. Na estrada também passamos dos 13 km/l.

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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Controles de tração e estabilidade são de série. Não que o Sentra tenha um comportamento ‘intempestivo’ e ‘imprevisível’ (longe disso), mas são recursos de segurança extremamente úteis para evitar acidentes, por exemplo, em pisos escorregadios. Ainda com relação a recursos de segurança, os freios são a disco nas quatro rodas e o sistema é equipado com ABS (tecnologia que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, mantendo o veículo sob o controle do motorista) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

O ajuste da suspensão é bem neutro. Independente na dianteira (tipo McPherson) e eixo de torção na traseira, o Sentra consegue absorver bem as imperfeições do asfalto, sem, no entanto, ser molenga ao extremo – provocando oscilações desconfortáveis da carroceria em frenagens mais forte e curvas mais acentuadas em velocidades elevadas.

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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

A versão SL é a mais completa, sem opcionais disponíveis. Além da direção elétrica extremamente leve e agradável no dia a dia, o Sentra é equipado com ar condicionado de duas zonas, vidros, travas e ajuste dos espelhos retrovisores externos elétricos, seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina), teto solar e ajuste do banco do motorista elétrico – inclusive lombar. A coluna de direção tem regulagens não muito amplas de altura e profundidade, mas ideal para encontrar uma boa posição ao volante. O volante, aliás, multifuncional, com comandos para o computador de bordo, sistema de áudio e controlador/limitador de velocidade.

 Nissan Sentra SL 2019
Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

A tela colorida em TFT do computador de bordo fica posicionada entre o conta-giros e o velocímetro, que são analógicos. O motorista tem acesso a todas as informações, mas o problema é que tudo está em inglês.

CENTRAL MULTIMÍDIA

A principal novidade do Sentra 2018 para o 2019 é a nova central multimídia Mult-App com tela colorida de 6,2 polegadas sensível ao toque. Trata-se do mesmo sistema utilizado no Nissan Kicks. E apesar de não ser compatível com Android Auto e Apple CarPlay, a Mult-App é muito interessante por funcionar como um tablet, permitindo baixar aplicativos como Waze, Spotfy e YouTube utilizando a internet do smartphone de um dos ocupantes. Ela é configurável, rápida e bastante intuitiva.

 Nissan Sentra SL 2019
Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

DIFERENCIAIS FOCADOS NA SEGURANÇA

Nesta versão topo de linha, o Sentra carrega alguns itens de segurança não muito comuns em outros modelos do segmento. Além do sensor de estacionamento traseiro e da câmera de ré, outros três recursos chamam a atenção: alerta de veículo no ponto cego por meio de iluminação e sinal sonoro; alerta visual e sonoro de colisão frontal em caso de rápida aproximação do veículo à frente; e alerta de movimentação na traseira do veículo, indicando se há pessoas ou outros veículos passando quando o motorista está retirando o carro de uma vaga de supermercado, por exemplo. São recursos que fazem a diferença.

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Legenda: Nissan Sentra SL 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

CONCLUSÃO

Precisa de um carro focado em conforto, com espaço para a família, discreto, com um bom nível de conforto e itens de série, e não está preocupado com a revenda, afinal vai usar o carro por mais de três anos? O Sentra é uma boa opção. Agora, se a preocupação já é com a revenda, aposte no Corolla que seu bolso ficará mais feliz. Porém, se o seu desejo é ter prazer ao volante dentro de um sedã médio, esqueça Nissan e Toyota. Aposte em um dos modelos com motor turbo. Aceita uma sugestão? Aguarde a chegada do novo Volkswagen Jetta. E enquanto isso, teste o Chevrolet Cruze e o Honda Civic Touring...

 

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