Land Rover Discovery 4 oferece off-road em plena cidade

Se você quer um modelo família de sete lugares e não quer abrir mão do seu estilo aventureiro, a opção pode ser um Disco 4 HSE por R$ 260 mil


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Rodrigo Samy
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- Depois de ser convidado para conhecer o Land Rover Experience Centre, em Monte Mor, interior de São Paulo, o WebMotors foi avaliar o Discovery 4 pela cidade de São Paulo. A discrepância de tirar um Land Rover de seu terreno natural off-road e aplicá-lo no asfalto não fica tão grande se você estiver a bordo da família Discovery 4. O mesmo não acontece com a família Defender, que foi feita quase que exclusivamente para a terra.

O modelo colocado à prova por nós é o Discovery 4 equipado com motor V6, de 3,0L, turbodiesel, com 245 cv e 600 Nm de torque. Com um valor sugerido de R$ 191,50 mil, o Discovery 4 avaliado marcou um consumo tanque a tanque de 6,5 km/l de diesel. Pois é, se você é daqueles que compra um carro pensando também em não gastar combustível, está aí uma das opções. Com o mesmo valor usado para preencher os 82,3 litros de diesel total de R$ 152, você só conseguiria abastecer um tanque e meio total de 67 litros de um Fiat Mille com gasolina. Em quilômetros, com o Land você andaria 535 km com R$ 152. Já com o Mille você andaria quase 1.000 km com o mesmo valor. Tudo bem que as categorias são incomparáveis. A ideia foi só colocar frente a frente o modelo nacional mais em conta, também considerado um dos mais econômicos, diante do “grandalhão” e inacessível para uma boa parcela da população.

Mas quem está disposto a gastar quase R$ 2.500 por cada cavalo em um carro, talvez não fizesse uma conta boba destas, será? Acontece que o “Disco 4” conseguiu provar que tamanho, potência e conforto não são sinônimos de esbanjo das reservas de petróleo.

O grande segredo para economizar está no sistema turbo sequencial que torna o uso do turbo primário mais amplo na maior parte do tempo. Já o secundário permanece em repouso quando a força maior não é exigida, reduzindo as perdas de bombeamento e, consequentemente, o consumo de combustível. Conforme números da Land Rover, o modelo TDV6 Automático fez 9 km/l no circuito urbano, 12 km/l na estrada e 11 km/l no percurso combinado.

Outra vantagen dos números é que, mesmo sendo econômico, o modelo que pesa mais de duas toneladas consegue tornar o seu passeio emocionante. Afinal, para um usuário atingir 100 km/h é preciso 9,6s.

Espaço para todos

Lançado em 2009, o Discovery se destaca por suas dimensões. Outro detalhe do novo “Disco 4” é a opção do 7º lugar. A capacidade de carga com todos os bancos rebatidos atinge a marca de 1.950 litros, se for levado em conta o volume até o teto. Com a terceira fileira rebatida o SUV consegue levar até 1.124 litros, sendo apenas 338 litros com a terceira fileira de bancos erguida.

O mais interessante da 7ª fileira do Discovery é que ela é realmente confortável e acessível para um transeunte de 1,80 m de altura. Não existe “invenção” ou dificuldades para transformar o veículo em uma minivan. Durante a avaliação, que três pessoas de tipos físicos diferentes montaram os bancos, desmontaram e se sentaram na última fila sem sofrer.

Impressões ao dirigir

O ponto que mais chamou a nossa atenção durante a avaliação foi a facilidade de dirigir o Land Rover Discovery 4. Seu câmbio automático de seis velocidades responde rápido, mesmo sendo de um disco só, à tocada do motorista. O volante trabalha progressivamente, deixando as manobras da cidade bem precisas e rápidas, principalmente quando o assunto era a mudança de faixa. Não é para menos, o Land Rover traz de série o controle dinâmico de estabilidade DSC e controle de estabilidade antirrolagem RSC. Outro item que ajuda pacas na cidade e nas condições off-road é o controle de descida. Esse sistema permite que você ingresse em uma descida sem que exista a necessidade da utilização do freio. Nos carros 4x4 mais antigos seria a mesma sensação do engate de uma reduzida. A diferença é que o sistema do “Disco” dosa sozinho o uso dos freios, sem que você esteja com a reduzida engatada, evitando assim também o uso excessivo do motor.

Outra eletrônica embarcada que serve tanto para a cidade como para todo-terreno é a suspensão a ar eletrônica, denominada pela marca inglesa de sistema Terrain Response. O esquema é o seguinte: com um simples toque no console você consegue elevar a altura de condução em até 125 mm, buscando uma opção mais off-road. Agora, se a opção é praticidade, existe o modo que abaixa o veículo em até 50 mm, criado para facilitar a entrada, saída ou o carregamento.

O sistema a ar atrelado ao da tração inibe as barreiras do Land Rover. Com o mesmo simples toque no botão do console, você consegue preparar o SUV para as seguintes condições de terreno: lama, cascalho, grama, neve e terreno com pedras. Há também no sistema a opção de controle de areia, denominada Rock Crawl RC. Ele serve para ajudar prevenir que a roda gire e o veículo fique “cavando” na hora da arrancada. O próprio controle se responsabiliza por rodar na hora mais conveniente.

O grande lance é que dificilmente você se enroscará com um Discovery 4, afinal o carro tem uma capacidade de profundidade de 700 mm, um ângulo de entrada de 36,2º, um ângulo de rampa de 27,3º e um de saída de 29,6º.

Conforto e conivência

Como principais equipamentos o Discovery topo de linha traz: Telas de DVD independentes nos encostos de cabeça com entrada para áudio e vídeo, volante com controle de várias funções e acionamento por comandos de voz, tela Touchscreen de 7" com GPS integrado, informações da situação 4x4, controle do rádio e telefonia Bluetooth. O sistema de som é o da marca Harman-Kardon de alta definição, ele tem até 480 Watts de potência, sendo distribuídos em 14 alto-falantes, incluindo o subwoofer.

Dinheiro para comprar um SUV de verdade

A versão que avaliamos é a topo de linha, um degrau abaixo da linha Range Rover Sport. Com um valor sugerido de R$ 260 mil, o Land Rover Discovery 4 tem como principais concorrentes os modelo: BMW X3 R$ 273 mil, Mercedes-Benz ML R$ 250 mil e Audi Q5 V6 R$ 260 mil.

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Land Rover Discovery 4

TDV6 de 3,0 l 245 cv

Altura

1.887

Largura mm

2.176

Comprimento mm

4.829

Distância entre eixos mm em

2.885

Círculo de viragem m

11,8

Coef Resist. Aerodinâmica Cd

0.40

Peso

2.700 kg

Suspensão dianteira

Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado

Suspensão traseira

Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado

Freio dianteiro

Calibre com dois pistões deslizantes, 360 mm de disco ventilado

Direção

Cabide e Asa PAS

Sistema de tração nas quatro rodas

Tempo completo das quatro rodas com centro de fechamento std Eixo traseiro opcional de bloqueio diferencial disponível com Suspensão de Ar + Terrain Response TM

Tipo de motor

Longitudinal V6, 24 válvulas, quatro OHC, injeção direta a diesel, turbos paralelos sequenciais

Deslocamento

2993 cm³

Potência

245 cv a 4000rpm

Torque

600 Nm a 2000rpm

Transmissão

ZF 6HP28 auto de 6 velocidades

0 - 100 km/h

9,6

Velocidade máxima

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