Jac Motors lança compacto J2 por R$ 30.990

“Espertinho”, novo modelo chinês está pronto para as grandes cidades


  1. Home
  2. Testes
  3. Jac Motors lança compacto J2 por R$ 30.990
Daniel Magri
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Jac Motors promoveu nesta semana o lançamento oficial de seu mais novo modelo para o mercado nacional, o J2. Apresentado durante a última edição do Salão de São Paulo, o compacto passa a ser o mais barato da marca chinesa, chegando às lojas no início de dezembro, em versão única, por R$ 30.990.


  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O J2 destaca-se por incorporar as características de um carro feito para a cidade: dimensões compactas e motor econômico. Ele tem 3,53 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,47 m de altura. Para se ter uma ideia, o VW Gol tem 3,93 m de comprimento, enquanto o Nissan March tem 3,78 m.


Como acontece com todos os veículos importados que vêm para o Brasil, o pequenino chinês passou pela chamada “tropicalização”. Ou seja, foi adaptado para as ruas brasileiras. Contudo, o J2 recebeu uma atenção especial nesse sentido. Segundo a Jac, antes de vir para cá, foram realizadas mais de 300 alterações no carro.


A mudança mais significativa talvez seja a do motorização. O J2 chinês é equipado com motor 1,0L, de três cilindros, capaz de entregar 66 cavalos de potência. Já o J2 “brasileiro” conta com o mesmo bloco 1,4L 16V (ou “1,3 e meio”, já que seu deslocamento volumétrico é de 1.332 cc) do J3. A unidade entrega 108 cv. Para receber o novo motor, foi necessária uma adaptação específica na frente do carro. A grade original do radiador não admitia ar suficiente para resfriar o bloco, o que exigiu um completo redesenho de grade e pára-choque dianteiro.


Design e equipamentos


Além da mudança já citada na dianteira, as laterais receberam rodas de alumínio aro 14, calçadas em pneus 175/60, enquanto a traseira foi modificada na logotipia de identificação, no sistema de fixação do escapamento e nos materiais de acabamento internos do conjunto ótico. As grandes lanternas traseiras são um ponto de atenção, já que podem prejudicar o acesso ao pequeno porta-malas do carro, que oferece apenas 121L de capacidade (o menor da categoria).


O interior também passou por modificações. Entre as mudanças estão: bancos, tecidos, cluster, console central e painel frontal do passageiro. A marca ainda informa ter modificado os revestimentos de plástico do acabamento interno. E o que se nota ao entrar no carro é que realmente ele possui um padrão diferenciado, e superior, em relação ao que costuma-se ver em carros chineses.


Tal qual acontece com os outros modelos da gama Jac Motors, o J2 também vem “completão”. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, trava central das portas, alarme anti-furto, entre outros.


Como anda o J2


O WebMotors participou do test drive do J2 durante evento de seu lançamento em Camaçari (BA), cidade que receberá a planta da Jac Motors no Brasil. . Antes de dar a partida, uma solução curiosa chama atenção enquanto o motorista procura sua posição ideal de dirigir: ao acionar a alavanca de ajuste de altura do volante, todo o painel de instrumentos se movimenta junto com ele.


Apesar das dimensões reduzidas, o J2 oferece um bom aproveitamento do espaço interno. Motorista e passageiro do banco da frente não ficam “grudados” ou se esbarrando, como muitas vezes acontece em carros mais compactos. Outro ponto positivo é o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, mesmo com o assento do motorista ajustado em posição mais distante em relação ao volante.


Após rodar por alguns quilômetros, a primeira impressão é que a marca acertou em cheio ao optar pela adoção do motor 1,4L para o modelo. Com as duas primeiras marchas mais curtas – a caixa de transmissão é de cinco velocidades –, o carrinho tem aceleração bastante ligeira. Bom para rodar na cidade. O giro do motor sobe rapidamente e vai buscar os 4.500 rpm necessários para entregar o torque máximo de 14,07 kgfm. Contudo, o pedal de acelerador parece ter um certo atraso após uma investida mais leve. É possível sentir que a força só é enviada ao motor com o pedal já quase na metade de seu curso. Segundo a Jac, o J2 pode sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 187 km/h.


A suspensão, outro item modificado no carro trazido para o Brasil, tem configuração mais firme, que faz o carro “pular” um pouco em condições de pista mais irregular. Mas nada que afete o conforto. Já um ponto de atenção notado no veículo testado pelo WebMotors foi uma ligeira “folga” na direção elétrica. Ao movimentar a peça levemente para os lados não houve reação do carro. Tal fato pode prejudicar a condução do modelo em velocidades mais altas, quando os movimentos ao volante, mesmo que leves, são mais sensíveis.


Data de validade?


Com a fábrica na Bahia, a Jac Motors programa a produção de três modelos: um hatch compacto, um sedã compacto e um crossover. O hatch, ainda sem nome, será desenvolvido para o mercado brasileiro e já está certo que irá substituir o J3. Contudo, o J2 também pode já “nascer” no Brasil com seus dias contados. Segundo o presidente da Jac Motors no Brasil, Sérgio Habib, a permanência do J2 na gama vai depender de como ele entrará em concorrência com o novo carro, que deve ser lançado no fim de 2014.


Até lá, a marca pretende aumentar seu volume de vendas para 25 mil veículos por ano e espera que o J2 emplaque entre 8 e 10 mil unidades anuais (cerca de 32% deste total).


Comentários