- Quando você olha de bate e pronto para o Honda CR-V a primeira impressão que fica é a de um carro muito grande. Porém, um dos grandes trunfos deste utilitário esportivo da marca japonesa é a praticidade, a facilidade de dirigir.
Com a prancheta na mão, o CR-V não extrapola de tamanho perante a concorrência. O Hyundai Tucson tem 4,32 m de comprimento, 1,79 m de largura e entreeixos de 2,63 m. Já o japonês, importado do México, tem 4,52 m de comprimento, 1,82 m de largura e o mesmo entreeixos do coreano.
O Chevrolet Captiva, que estréia no Brasil este ano, tem o objetivo de combater o Tucson e o CR-V. Ele terá entreeixos maior que os concorrentes 2,71 m, 4,63 m de comprimento e 1,85 m de largura.
Dia-a-dia com o Honda
Dá para incorporar tanto o Jean Alesi como a tia da perua com o CR-V devido às suas características. Para pisar como um piloto de F1 você conta com a elasticidade do motor; já para levar a família há conforto nos bancos traseiros e capacidade no porta-malas de 1.011 l.
A divisória destacável no compartimento de carga, que serve para separar a bagagem, agüenta até 10 kg. Ela é muito útil para viagens mais longas, mas pode atrapalhar na hora das compras rápidas.
O sistema de rebatimento dos bancos traseiros é funcional e prático. Com todos os três bipartido rebaixados, o carro consegue levar até 2.000 l de bagagem.
Os pneus balão 225/65R17 oferecem conforto nas ruas esburacadas, porém deixam a performance um pouco a desejar na estrada. Vale lembrar que o CR-V não é um automóvel para rasgar nas curvas: seu peso em ordem de marcha é de 1.529 kg.
O automóvel testado, versão LX de entrada, tem câmbio automático de 5 velocidades e tração 4x2. O motor 2,0 litros tem 150 cv e torque de 19,4 kgm, ambos a 6.200 rpm. O conjunto permite ao CR-V uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 s. Já a velocidade máxima do utilitário esportivo é de 190 km/h.
Estilo e design
A Honda lançou o CR-V em 1995. Na época ele contava com um desenho mais retangular que o do atual. O modelo emplacou tão bem que a marca japonesa só foi remodelá-lo em 2004. O novo SUV chegou em 2006 e ganhou as ruas brasileiras no ano passado. As diferenças do modelo comercializado no ano passado para o atual são poucas.
Para conquistar o consumidor brasileiro com algo a mais, a Honda resolveu trazer do México a versão LX e a EXL. Em 2007, só havia um acabamento, o EX. O LX, na verdade, é o modelo de entrada. Diferentemente da versão completa, ele não tem tração integral, banco em couro nem disqueteira para 6 CDs.
Bolso aperta ou não?
Longe de ser um beberrão para o seu tamanho, o CR-V fez, de acordo com as medições do WebMotors, 8 km/l em ciclo misto. A marca japonesa declara que ele faz 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Realmente este é um ponto positivo do CR-V: o consumo.
Os valores sugeridos para o CR-V são R$ 110 mil EXL 4WD e R$ 94,5 mil LX 2WD com frete incluso na base do Estado de São Paulo.
A GM já adiantou que o Chevrolet Captiva deve custar por volta de R$ 100 mil e o Hyundai Tucson custa cerca de R$ 80 mil. Já um Honda CR-V 2007 com tração 4WD custa por volta de R$ 108 mil. Ou seja, existe uma pequena depreciação do valor do utilitário. Um detalhe é que, nas duas situações de tração, as trilhas não devem ser enfrentadas. Os pneus não contam com cravos e a reduzida é inexistente. Uma opção boa de status para ganhar lugar à porta de restaurantes, porém péssima para se aventurar nas estradas de terra e trilhas brasileiras.
Pontos fortes
- Conforto
- Motor
- Design
- Baixo consumo
- Praticidade para rebaixar os bancos
Pontos fracos
- Falta sensor de estacionamento nas duas versões nem como opcional
- Acabamento espartano para a categoria
FICHA TÉCNICA – Honda CR-V
MOTOR | Quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindro, 1.997 cm³ |
POTÊNCIA | 150 cv a 4.200 rpm |
TORQUE | 19,4 kgm a 4.200 rpm |
CÂMBIO | Automático de 5 velocidades |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica progressiva |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 225/65R17 |
COMPRIMENTO | 4,52 m |
ALTURA | 1,68 m |
LARGURA | 1,82 m |
ENTREEIXOS | 2,62 m |
PESO em ordem de marcha | 1.529 kg |
TANQUE | 58 l |
SUSPENSÃO | Na dianteira, do tipo McPherson e na traseira sistema Multi-Link. |
FREIOS | A disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e sólido na traseira |
PREÇO | R$ 94,5 mil LX 2WD e R$ 110 mil EXL 4WD |