Hyundai HB20 Copa Do Mundo FIFA

Teste: Hyundai HB20 1.6 Copa do Mundo FIFA

Série especial é boa opção para quem já estava de olho no hatch, mas já ficou defasada com a linha 2019 do modelo

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,5/5000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,1 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 300 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview

Versão é daquelas manjadas. Tem um mimozinho aqui e outro acolá, mas sem surpresas. Era mais vantajosa antes da linha 2019 do HB20 ser lançada.


  • + Central multimídia
  • + Acabamento
  • + Revisão
  • - Consumo de combustível
  • - Itens de segurança
  • - Visual defasado
 
  1. Home
  2. Testes
  3. Teste: Hyundai HB20 1.6 Copa do Mundo FIFA
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai escalou o craque de vendas HB20 para receber a edição Copa do Mundo FIFA. Testamos a versão completa que bate um bolão com motor 1.6 de 128 cv de potência e transmissão automática de seis velocidades. Será que ela é favorita para ganhar seu coração e garantir vaga na sua garagem?

A regra é clara: o parágrafo acima é tão clichê quanto o personagem desta avaliação. Haja visto que esta é a segunda vez que a montadora cria uma versão referente ao mundial de futebol para seu modelo mais vendido no Brasil. A primeira foi em 2014, o que não nos traz boas lembranças. Pelo menos não estamos falando de uma fabricante alemã, senão desconfiaríamos de uma teoria da conspiração contra a Seleção canarinho.

Agora, a edição é limitada a 4.200 unidades que trazem aqueles diferenciais manjados de qualquer série especial. O logo da Copa da Rússia aparece sobre os para-lamas frontais e costuradas nos bancos parcialmente revestidos em couro. Há também rodas de 15 polegadas e retrovisores na cor cinza e faróis de máscara negra.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Defasagem precoce

A série teria tudo para ser tão surpreendente quanto um título da Islândia. Quando anunciada, em março último, era a única configuração da linha HB20 que trazia central multimídia com TV digital de série. Mas bastou pouco mais de um mês para que ela ficasse defasada. Isso porque outras versões do modelo também passaram a oferecer o mimo na linha 2019. E não para por aí. O novo ano-modelo trouxe ainda grade com design ao estilo colmeia, enquanto o protagonista desta matéria aposta em linhas verticais cromadas. Haja coração, amigo!

Hyundai Hb20 Copa Do Mundo Fifa 19
Grade manteve linhas verticais
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas, calma. Isso não quer dizer que a série é uma bola nas costas. Ela custa R$ 61.990, portanto, é R$ 1.140 mais cara em relação à versão Comfort Plus, na qual é baseada. Isso nos faz crer que estamos diante de uma versão que vale a pena para quem é aficionado por futebol e, evidentemente, já está inclinado a comprar um HB20 - vale lembrar que a série também está disponível para o HB20S.

No entanto, as vantagens não só desta edição especial, mas como de qualquer outra, é ter a certeza de que ela vem com diversos equipamentos de série, o que não desvaloriza o carro em uma revenda. E a lista que temos aqui é recheada. Além dos itens já citados como diferenciais do HB20 Copa, há ainda direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros, travas elétricas, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, acendimento automático dos faróis, descansa-braços, volante com regulagem de altura e profundidade e sensor de estacionamento traseiro.

Já no quesito segurança o HB20 está mais para um centroavante mediano. Isto é, ele pode decidir uma partida por entregar itens relevantes como sistema Isofix para cadeirinhas infantis e estrutura que garantiu três estrelas nos testes de impacto do Latin Ncap em relação à proteção de adultos. Por outro lado, o atacante pode também perder um gol feito cara a cara com o goleiro, uma vez que fica devendo equipamentos básicos como cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros traseiros.

 Modelo vem com central multimídia com TV digital
Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA
Legenda: Modelo vem com central multimídia com TV digital
Crédito: Divulgação
toggle button
Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA
Logo do torneio está bordado nos bancos
Crédito: Divulgação
toggle button

Conjunto de qualidade

Mas e quando o assunto é motor, o Hyundai é talentoso como o menino Neymar ou causa a desconfiança como o Taison? Bem, o propulsor 1.6 já é um velho conhecido e não faz feio. Entrega o pico de potência de 122/128 cv aos 6.000 rpm. Já o ápice do torque é de 16 kgf.m a 4.500 rpm quando abastecido com gasolina, e sobe para 16,5 kgf.m aos 5.000 giros, com etanol.

Hyundai Hb20 Copa Do Mundo Fifa 17
Câmbio automático de 6 marchas
Crédito: Divulgação
toggle button

Dá para dizer, então, que o propulsor está para um Paulinho, que comanda bem o meio-campo com o auxílio do câmbio automático de seis velocidades. Este, pode ser comparado ao Casemiro. Seguro, distribui bem os escalonamentos e, às vezes, passa despercebido por conta das transições de marchas silenciosas.

O desempenho linear do conjunto mecânico mostra eficiência nos números. Bastam 9,3 segundos para que o hatch chegue aos 100 km/h quando o combustível é o álcool.

Rodas de 15 polegadas de cor grafite
Crédito: Divulgação
toggle button

O problema é que o trabalho constante em alta rotação aumenta o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo tem índice de 9,9/7,1 km/l na cidade, e 12,5/9,4 km/l, em trechos rodoviários. A performance garante apenas a nota “C” do instituto.

Em termos de pós-venda, o seguro do HB20 Copa do Mundo FIFA também é outro ponto negativo. A apólice mais em conta encontrada no Auto Compara chega a R$ 3.201. O valor leva como referência perfil de homem casado, de 45 anos, e residente na Zona Sul de São Paulo, com garagem em casa e no trabalho.

Já o preço das manutenções é mais em conta e condiz com o valor que costuma a ser cobrados nesta categoria. Para os seis primeiros serviços, são cobrados R$ 3005,82, em regime de preço fixo.

Preços das revisões

10.000 KM
R$ 234,60
20.000 KM
R$ 455,60
30.000 KM
R$ 642,60
40.000 KM
R$ 582,50
50.000 KM
R$ 414,60
60.000 KM
R$ 773,60

Fim de jogo

Para fim de papo, dá para dizer que o HB20 sempre foi um produto que jogou bem em várias posições. Não tem números expressivos para destacar-se como o melhor do segmento, mas é sempre uma opção a ser considerada. Não à toa, está sempre entre os top 5 mais vendidos do mercado.

A série Copa apresenta-se como alternativa relevante para quem já olha o Hyundai com carinho e curte o esporte bretão. E que venha o hexa!

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20 - 2018
1.6 COPA DO MUNDO FIFA 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO
R$ 0

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1591
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 12:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Gamma
  • Potência (cv/rpm)
  • 128/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,5/5000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 122/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16/4500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 9,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 12,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Sem ajustes

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3920
  • Largura (mm)
  • 1680
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2500
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 165
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 300
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1071
  • Carga útil (kg)
  • 459

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Customizada
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho9.3
  • Opinião do repórter8.9
  • + Central multimídia
  • + Acabamento
  • + Revisão
  • - Consumo de combustível
  • - Itens de segurança
  • - Visual defasado
 
8.9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
Compartilhar
Comentários