– O novo Fiat Siena está mais bonito. Durante a realização do nosso teste chegaram até a nos oferecer vagas às portas de restaurantes no lugar dos carros mais apetitosos. Outro fato curioso ao rodar com o Siena foi a atração feminina pelo carro. O modelo chama mais atenção das moças que a dos rapazes.
Com um valor sugerido de R$ 33,99 mil na versão básica o sedã é uma opção que preza pelo status e requinte. O modelo testado por WebMotors custa perto de R$ 44 mil. A diferença gritante de preço ocorre devido à vasta quantidade de acessórios embutidos em pacotes. Se você é aquele brasileiro prático, que prefere potência a requinte, uma boa opção é o Siena com o motor da Chevrolet de 1,8 litro. Ele sai por R$ 45 mil. Já o modelo com propulsor 1,4 litro pode ser comprado por R$ 34 mil repare que o valor é pouca coisa maior que o da versão 1-litro, de entrada.
Mas se você gosta de conforto, o carro com o Kit Attractive II, testado por WebMotors, tem um acabamento de primeira e tecnologia de última geração. Os bancos de veludo, volante em couro, CD com capacidade para ler MP3, sistema de viva-voz integrado e entrada para USB no porta-luvas dão outro prazer ao dirigir. Outros itens que reforçam o conforto são o banco do motorista com regulagem de altura; vidros, travas e retrovisores elétricos e o ar-condicionado.
Carro para o trânsito parado
Com esta vasta quantidade de acessórios não fica tão complicado encarar um congestionamento árduo. Agora, quando o assunto é pisar no pedal... O Siena com motor 1-litro não responde com vontade. Basta olhar para os números e verificar. Abastecido a gasolina, o 4-cilindros oferece 73 cv de potência máxima a 6.250 rpm e torque de 9,5 kgm a 4.500 rpm. Com um peso em ordem de marcha de 1.060 kg, a relação peso/potência do automóvel da Fiat fica em 14,5 kg/cv. Se a capacidade de carga útil anunciada pela Fiat de 400 kg com o condutor for levada em consideração, esta média sobe para 20 kg/cv. Com estes dados na ponta do lápis, imagine só o desempenho do carro quando o excelente porta-malas do Siena, de 500 l, estiver lotado?
A Fiat anuncia que o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 17s e atinge a velocidade final de 157 km/h. Ou seja, não conte com o desempenho do Siena com motor 1-litro para grandes emoções.
Dirigibilidade e estabilidade evoluíram
Em comparação com a versão anterior, o novo Siena está mais grudado ao chão. Isso fica nítido em curvas mais acentuadas ou em oscilações do asfalto. A parte traseira, que antes ameaçava escapar, principalmente com o porta-malas vazio, agora não foge mais. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com rodas independentes e a traseira usa eixo de torção, com barra estabilizadora.
Outro item que favorece a dirigibilidade é o sistema de freio com ABS. Ele controla perfeitamente o carro nas frenagens. Porém este acessório fundamental para a segurança só pode ser adquirido em um pacote único, por volta de R$ 3 mil. Além do antitravamento das rodas, o consumidor leva de graça conforme informações da Fiat o conjunto de airbag duplo.
A concorrência
No segmento dos sedãs compactos há as seguintes opções de entrada: Chevrolet Classic R$ 26 mil, Corsa Sedan 1.4 R$ 33 mil, Fiesta Sedan 1.0 R$ 32 mil, Renault Logan 1.0 R$ 29 mil e Renault Clio Sedan 1.0 R$ 35 mil. O campeão do preço alto é este último carro da marca francesa e o vencedor no quesito dúvida é o Corsa. Com um motor mais robusto, ele custa o mesmo preço do 1-litro da Fiat.
O Siena ganha dos seus competidores nas categorias design e conforto. Em contrapartida, o modelo italiano perde em desempenho e preço. Se for comparado com a versão anterior o Siena evoluiu e muito. Tanto em desenho como em mecânica.
Entretenimento
O sistema de som original da Fiat é bom. A vantagem de ter um rádio original de fábrica é que ele não tem valor no mercado negro, ou seja, pouco visado pelos ladrões. A desvantagem é que você acaba elevando o valor do carro, e conseqüentemente dos impostos, na hora da compra.
O preço do entretenimento oferecido pela Fiat é baixo se comparado com o mercado paralelo. Por R$ 1,4 mil o consumidor tem um aparelho de CD com capacidade para ler arquivos de MP3 e WMA, sistema de viva-voz Bluetooth® e entradas de USB. Com quatro alto-falantes, o aparelho original consegue fazer um bom barulho sem ocasionar brigas com os vizinhos. No mercado paralelo este conjunto sonoro sai pelo mesmo valor. Ou seja, se você tem um ouvido afinado e preza pela boa música, o pacote da Fiat é agradável até para espantar o motor 1-litro.
FICHA TÉCNICA – Novo Siena 1.0 Flex
MOTOR | Quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 999 cm³ |
POTÊNCIA | 75 cv a 6.250 rpm álcool e 73 cv a 6.250 rpm gasolina |
TORQUE | 9,9 kgm a 4.500 rpm álcool e 9,3 kgm a 4.500 rpm gasolina |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 175/65 R14 |
COMPRIMENTO | 4,15 m |
ALTURA | 1,42 m |
LARGURA | 1,63 m |
ENTREEIXOS | 2,37 m |
PORTA-MALAS | 500 l |
PESO em ordem de marcha | 1.060 kg |
TANQUE | 48 l |
SUSPENSÃO | Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais. Traseira: Com rodas independentes eixo de torção. Com barra estabilizadora |
FREIOS | Discos na dianteira e tambores na traseira |
CORES | Azul, Preto, Branco e Vermelho básicas |
PREÇO | R$ 33,99 mil R$ 43,81 mil na versão avaliada |