Citroën C3 Automatique mostra haver vida em automáticos de 4 marchas

Casamento do motor 1,6-litro 16V com transmissão automática se mostra exemplar


  1. Home
  2. Testes
  3. Citroën C3 Automatique mostra haver vida em automáticos de 4 marchas
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando a Citroën anunciou que venderia o Citroën C3 com câmbio automático de quatro marchas, o que previmos foi um desastre dinâmico, semelhante ao que o antigo Honda Civic com motor 1,6-litro desempenhava, apesar de seus defensores. A surpresa ao dirigirmos o compacto da Citroën pela primeira vez não foi apenas grande como também desculpem-nos o chavão muitíssimo grata. Com o C3 Automatique, a marca francesa provou que é possível um motor pequeno casar bem com um câmbio de quatro marchas. Com perspectivas de final feliz para sempre.

Para começar, o Citroën C3 oferece regulagem de banco do motorista e de altura e distância do volante, o que permite encontrar uma boa posição de dirigir rapidamente. Apesar da posição de dirigir alta, a preferida pelas mulheres e não tão querida pelos homens que gostam de dirigir, o C3 acomoda bem os dois públicos. Com sua excelente área envidraçada e o bom espaço interno, que inclui um dos melhores porta-malas de sua categoria, o carrinho já acolhe devidamente.

Com tudo ajustado, o que é facilitado pelos retrovisores elétricos de série, basta pisar no pedal do freio, conferir se a alavanca do câmbio está em posição P e dar a partida. Se algum destes procedimentos não tiver sido cumpridos, o carro teima em ligar. E com razão: se ligasse em D, sem estar devidamente imobilizado, o carro poderia sair dando trancos ou até provocar um acidente.

Com o carro em movimento, vêm as provas de fogo: saída da garagem com rampa. O motor 1,6-litro 16V, mesmo com sua maior faixa de torque em alta rotação, não se intimida e puxa os 1.125 kg do hatch com desenvoltura. Mais do que com desenvoltura, sem esforço aparente.

Já na rua, o C3 Automatique mantém a agilidade pela qual sua versão manual é conhecida. Basta cutucar o acelerador para ele reduzir a marcha e dar ao motorista a força que ele precisa para encontrar espaços no trânsito caótico das grandes cidades.

Melhor do que nas ruas é o C3 com transmissão automática nas estradas. Bendita seja a caixa AL4 com programação especial! O chamado do acelerador dá a confiança necessária ao motorista para ultrapassar sem sustos, principalmente dos passageiros, que muitas vezes são mais co-pilotos que meros transportados. A transmissão automática do C3 também garante paz de espírito.

Vendido a R$ 47,49 mil na versão GLX e por R$ 49,99 mil na Exclusive, o C3 continua a oferecer uma excelente relação entre custo e benefício em sua versão automática. Se a nova geração do carro tiver conseguido resolver seus problemas crônicos de acabamento tirantes de porta que se afrouxam, mangueiras de ar-condicionado que se soltam, portas desalinhadas etc., o compacto premium da Citroën deverá manter os índices de vendas da empresa de origem francesa em alta. Méritos para isso ele tem.

FICHA TÉCNICA – Citroën C3 Automatique

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.587 cm³
POTÊNCIA110 cv gasolina e 113 álcool a 5.600 rpm
TORQUE142 Nm gasolina e 155 Nm álcool de 4.000 rpm
CÂMBIOAutomático de quatro marchas
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira; elétrica
RODASAro 15”, de liga-leve
PNEUS185/60 R15 na dianteira e na traseira
COMPRIMENTO3,85 m
ALTURA1,52 m
LARGURA1,67 m
ENTREEIXO2,46 m
PORTA-MALAS305 l
PESO em ordem de marcha1.125 kg
TANQUE47 l
SUSPENSÃODianteira independente, tipo MacPherson; traseira interdependente, tipo barra de torção
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e tambor na traseira
CORES Blanc Banquise branco, Bleu de Chine azul, Gris Fer cinza, Gris Aluminium prata, Nocciola verde, Perla Nera preta, Rouge vermelha e Gris Cendré pérola
PREÇOR$ 49,99 mil GLX e R$ 49,99 mil Exclusive


Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos compactos premium?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

Citroën C3

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa Sedan

Ford Fiesta

Ford Fiesta Sedan

Leia também:

Mercedes-Benz E 350 agora vem com kit AMG de série

Nova Fiat Palio Adventure Locker quase parece um SUV

Focus Sedan X C4 Pallas X Mégane: qual leva a melhor?

Se você quiser um Ford Ka, sua escolha é o Tecno

De volta, VW Voyage ganha em conforto e perde em personalidade

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Comentários