Chevrolet Spark EV seria boa opção para capitais brasileiras

Hatch 100% elétrico, que acaba de ser lançado nos EUA, esbanja tecnologia e desempenho


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(Detroit/ EUA) - Ele é pequeno e elétrico. Uma criança espevitada, pronta para fazer arte e deixar os pais com o cabelo em pé. Por precaução é melhor deixá-lo por perto. Não é conveniente levá-lo para muito longe de casa. Os conselhos poderiam ser para os pais de uma criança arteira, mas servem também para os donos do Chevrolet Spark EV, o mais novo modelo 100% elétrico que acaba de ser apresentado nos Estados Unidos.

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O WebMotors foi uma das primeiras equipes de imprensa a testá-lo no mundo. O Stark não chega a ser uma novidade. O modelo com motor a combustão foi lançado nos Estados Unidos em 2011. É o menor modelo da marca por lá. Chega a ser menor que o nosso Celta. São apenas 3, 68 m de comprimento (contra 3,78 m do Celta) , 1,60 m de largura (1,62 m no Celta) e 1,55 m de altura (contra 1,40 m do modelo brasileiro). O projeto é sul-coreano, desenvolvido pela Daewoo (que pertence a GM).

 

Apesar de ser menor que o Celta brasileiro, o Spark dá um banho em espaço interno. Resultado de um projeto moderno, que deixou o pequeno com os eixos dianteiro e traseiro nas extremidades e o teto alto (é 15 cm maior na altura que o Celta). Com isso, quatro pessoas conseguem viajar com tranquilidade a bordo do Spark.

 

 

Além do motor elétrico, que falaremos mais para frente, o Spark EV tem alguns diferenciais estéticos em relação ao seu irmão gêmeo que roda a combustão. A grade dianteira, por exemplo, é totalmente fechada (não existe a necessidade de ar para resfriar o motor). De acordo com a Chevrolet, 75% dos componentes e das soluções de design utilizadas no desenvolvimento do Volt foram aplicados no Spark EV.

 

Desempenho de esportivo e consumo de popular

 

A novidade estará disponível, por enquanto, apenas para os estados da Califórnia e do Oregon, que contam com incentivos locais para este tipo de veículo. Com isso, o modelo sai por R$ 19.999 (cerca de R$ 45 mil). Sem os US$ 8 mil (mais de R$ 18 mil) do incentivo governamental, o valor final do Spark EV pularia para US$ 27.995 (R$ 62 mil). É um valor alto, mesmo nos EUA, mas a empresa calcula uma economia de US$ 8 mil (R$ 18 mil) para um período de cinco anos com combustível.

 

 

O Spark é capaz de rodar até 130 quilômetros sem precisar ser recarregado. Por isso, a pegada citadina. No sistema de carregamento rápido, disponível em diversos pontos nos dois estados (usado também por outros fabricantes), 80% da energia usada nas baterias é recarregada em apenas 20 minutos.

 

Porém, a maior diferença do Stark EV em relação ao seu irmão a gasolina não está na estética ou até no consumo. É a potência o maior ganho do elétrico.

 

 

Em uma volta com o hatch pelas ruas de Detroit foi possível sentir o que o conjunto elétrico é capaz de fazer com o pequeno. O motor elétrico utilizado no Spark EV é capaz de gerar 132 cavalos de potência (mais que o dobro do que rende o nosso Celta, para se ter um exemplo). O Spark a gasolina rende “apenas” 84 cv. Já o torque é digno de modelos esportivos. São 400 Nm de torque, ou 55,3 kgf.m de força.

 

Combinado com o câmbio de marcha única torna única a experiência de rodar com o Spark EV. É preciso cuidado nas acelerações. O pequeno responde de pronto ao toque no pedal do acelerador. Também não há barulho (tão característico dos motores à combustão). Basta acelerar e curtir a viagem.

 

Segundo dados da Chevrolet, o Spark EV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 145 km/h.

 

 

Na lista de equipamentos o Spark EV é completo. Isso inclui até freio de estacionamento elétrico, controles de tração e estabilidade, sistema de auxílio de partida em rampa, entrada keyless e dez airbags. Um detalhe interessante é o sistema “My Lynk”, o mesmo que é oferecido por aqui na linha Onix e Prisma.

 

O Spark EV é atraente, divertido, tecnológico e ainda faz bem ao ambiente. Todas as razões para tornar este pequeno endiabrado amado por todos. Pena que o hatch não deverá ser vendido no Brasil.

 

Viagem feita a convite da Chevrolet

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