Avaliação do Ford Fiesta Sedan 2014

Moderno e apertado, Ford Fiesta pode agradar público restrito


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Rodrigo Samy
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Quando a Ford revelou o New Fiesta Sedan no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, muitos imaginavam que o modelo viria para brigar com os sedãs recém-chegados ao mercado. Afinal, na mesma época do evento as grandes novidades do mercado eram os sedãs compactos “grandes”. Um efeito criado pelo Logan e que embarcou com naturalidade no mercado nacional.

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"O Brasil e a América do Sul estão entre os maiores mercados do mundo e a Ford tem forte presença nestes países onde predominam os veículos compactos. O New Fiesta é um veículo líder em design, segurança e tecnologia em seu segmento no País, razão da escolha da Ford para essa apresentação mundial", afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, no Salão do Automóvel.

 

Porém a Ford não quer classificar o sedã derivado do hatch em um carro de vendas estupendas. Pelo menos foi o que deixou claro Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford. Durante o lançamento ele falou a todos os jornalistas presentes que: "O New Fiesta Sedan não é um carro para brigar com Cobalt ou esses outros carros pelados de alto volume de vendas. Ele é um sedã de nicho recheado de tecnologia".

 

Como o Fiesta chega ao mercado?

 

O modelo SE, de entrada, vem equipado com direção elétrica, vidros elétricos, controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC. Com transmissão manual ele parte de R$49.990 e com a transmissão PowerShift sai por R$53.640.

 

O modelo topo de linha Titanium traz os mesmos itens da opção de entrada além de 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e pacote de acabamento Titanium (painel central em "black piano" e grade dianteira cromada). Ele chega com preço de R$55.340 com câmbio manual e de R$58.990 na versão PowerShift.

 

Primeiras impressões - O WebMotors avaliou a opção topo equipada com a transmissão automatizada PowerShift . Durante o teste nós passamos por trechos sinuosos e de boa irregularidade na pista. O sedã se demonstrou moderno e com um isolamento acústico de alto nível. Outro ponto que chamou a atenção foi a tecnologia embarcada oferecida pelo carro, principalmente o sistema de som e os controles de estabilidade e de tração.

 

Com um entre-eixos bem curto (2,48 m), o Fiesta tem um porta-malas com capacidade para 465 litros. O tamanho do modelo compacto (4,40 m) também é reforçado no habitáculo, tanto na posição do motorista como na do banco traseiro. No momento da condução, o principal empecilho fica por conta da caixa de rodas. Já no banco de trás o problema é o pequeno espaço para as pernas.

 

Com um peso bruto de 1.226 kg, o sedã só é comercializado com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumínio, que desenvolve até 130 cv. O conjunto deu conta do recado durante a avaliação e se demonstrou bem aguerrido. Quem não está 100% casada com o propulsor é a transmissão robotizada de dupla embreagem, denominada pela Ford de PowerShift. Rápida na hora das trocas, mas pouco precisa e prazerosa na hora do modo automático, a caixa trabalha objetivando sempre as relações mais longas. Tal fato é ruim, por exemplo, para encarar uma região de serra. Outro ponto falho do sistema é a mudança por meio de botão seletor na alavanca do câmbio. O ideal seria que o Fiesta tivesse borboletas aplicadas no volante.

 

O resultado do comportamento regido pela transmissão pode ser notado com a letra A conquistada no programa de etiquetagem. De acordo com o INMETRO/CONPET, a versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.

 

Com um valor alto, mas com tamanho modesto diante da concorrência, New Fiesta Sedan chega para atender um público que não precisa de espaço no banco traseiro, muito menos de um grande porta-malas. Com ele, dá para você falar que sedã não é coisa de tiozão. Para saber qual é o melhor sedã para você, veja a ficha técnica abaixo. Nela estão destacadas as potências, os volumes dos compartimentos, tamanhos e entre-eixos dos modelos negados como concorrentes pela Ford.

 

Concorrência

 

 

Nissan Versa

Renault Logan

GM Cobalt

Fiesta

Motor

1.598 cm³

1.598 cm³

1.389 cm³

1.597 cm³

Potência

111 cv

95 cv

102 cv

130 cv

Torque

15,1 kgfm

14,1 kgfm

13 kgfm

15,2 kgfm

Peso

1069 kg

1080 kg

1072 kg

1226 kg

Peso/potência

9,6 kg/cv

11,4 kg/cv

10,5 kg/cv

9,4 kg/cv

Porta-malas

460

510

563

465

Tanque

41l

50l

54l

52l

Entre-eixos

260 cm

263 cm

262 cm

248 cm

0 - 100 km/h

10,6 s

11,8 s

11,5 s

12s

 

 

Ficha técnica:

 

Modelo

NEW FIESTA SEDAN 1.6 TITANIUM AT

Motor

1.6L TiVCT E100 - DPS6

Potência

125,4 cv a 6500rpm (Gasolina)

Potência

129,8 cv a 6500rpm (Etanol) 

Torque

150,8N.m a 4250rpm (Gasolina)

Torque

157,1N.m a 5000rpm (Etanol)

Transmissão

Automatizada Powershift 

Peso em ordem de marcha

1226 kg (1,226 t)

Capacidade de carga

379 kg (0,379 t)

Peso bruto total

1605 kg (1,605 t)

Entre-eixos

2489 mm

Comprimento

4406 mm

Largura com espelhos

1977 mm

Largura/espelhos dobrados

1818 mm

Largura/sem espelhos

1722 mm

Altura

1475 mm

Pneus

195/55 R15; 195/50 R16; 185/60 R15

Rodas

6,0x15" ou 6,5x16"

Tanque

51.9 litros

Porta-malas

465 litros 

Velocidade máxima

190 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h

12s (Etanol)

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