Conheça as armas da Toyota para bater o Honda HR-V

Daihatsu DN Trec e Toyota Rush são cotados para vir ao Brasil. Marca japonesa descarta a vinda do C-HR para o País

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Conheça as armas da Toyota para bater o Honda HR-V
Rodrigo Ferreira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Esqueça a vinda do C-HR para o Brasil. É bem provável que o modelo escolhido pela Toyota para encarar o Honda HR-V surja do conceito DN Trec, mostrado no Salão de Tóquio pela Daihatsu, que foi adquirida recentemente pela montadora japonesa. Toyota Rush também está na briga para ser o utilitário esportivo compacto da marca no Brasil.

A afirmação partiu de ninguém menos que Steve St. Angelo, presidente da Toyota para América do Sul e Caribe. O executivo não descarta completamente a vinda no C-HR, mas indica que as chances são muito pequenas. “O C-HR é fabricado em apenas uma planta no mundo, na Turquia, e eles têm trabalhado 24 horas por dia para alimentar todo o mundo e não estão dando conta de toda a demanda”. O preço também seria outro impeditivo para a vinda do modelo para o Brasil. Considerado sofisticado demais frente a concorrência, o C-HR perderia competitividade no mercado nacional.

Segundo St. Angelo, tanto Toyota Rush, que é vendido na Ásia, quanto o conceito da Daihatsu mostrado no Salão de Tóquio fariam muito mais sentido para o mercado brasileiro. “Quando eu olho para todo o portfólio da Toyota e da Daihatsu ao redor do mundo eu vejo que aquele veículo (DN Trec) e o Toyota Rush são os que mais se encaixam para o Brasil e a Argentina. Muito mais do que o C-HR”, afirmou.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Daihatsu DN Trec
Daihatsu DN Trec
Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1
toggle button

Mostrado no Salão de Tóquio ainda como conceito, o Daihatsu DN Trec traz dimensões menores do que os representantes da Jeep e Honda para o segmento de utilitários compactos. Em comprimento, por exemplo, o DN Trec é 31 centímetros menor que o HR-V, já na largura é dez centímetros menor que o Renegade.

A situação segue semelhante quando o assunto é o Toyota Rush. O modelo vendido na Malásia é 18 centímetros menor que o Jeep e tem um entre-eixos três centímetros menor que o outro representante japonês. Os dois tem porte muito mais semelhante a outro modelo da Honda, o WR-V.

St. Angelo adiantou que mesmo que um dos dois modelos venha para a ser fabricado ou vendido no Brasil, isso não deverá acontecer antes de 2020. “Com certeza não é para agora. Se formos fazer algo será para depois de 2020. Por que eles (os modelos) são ainda conceitos e estes veículos serão demandados ao redor do mundo. Teremos que negociar. Se você me perguntar qual eu gosto. Eu vou dizer que gosto do DN Trec e do Toyota Rush, são dois carros que eu gosto mais”, concluiu.

Toyota Rush
Toyota Rush
Crédito: Toyota Rush
toggle button

Híbridos?

A marca não descarta trazer SUVs compactos com motorização híbrida para o Brasil. O próprio conceito da Daihatsu mostrado em Tóquio combina motores elétrico e a combustão. O pequeno utilitário pode ser equipado com um propulsor 1.0 turbo ou um 1.2 com auxilio de um motor elétrico. A marca não divulgou a potência gerada pelo conceito.

Viagem a convite da Anfavea

Comentários