Depois de ter protótipos flagrados rodando em testes, ainda protegidos por camuflagem, e divulgar alguns teasers oficiais, finalmente a BMW apresentou no Salão de Los Angeles (EUA) o i8 Roadster, versão conversível do esportivo híbrido da marca alemã que tem lançamento "global" confirmado para 2018.
De quebra, a montadora apresentou a atualização da versão cupê, com capota fixa, que ficou mais potente: tanto ela quanto a Roadster rendem 374 cv de potência e torque máximo de 58 kgfm, contra 362 cv e os mesmos 58 kgf.m do modelo anterior.
O cupê mantém a mesma fórmula de combinar motor a combustão, no caso 1.5 de três cilindros turbo, responsável por impulsionar as rodas traseiras, e outro elétrico, no eixo dianteiro. Os dois podem funcionar de forma sincronizada, dotando o i8 de tração integral, ou apenas no modo elétrico, com autonomia de até 28 km, 3 km a mais, graças a baterias maiores, de 11,6 kWh, contra 7,1 kWh do i8 anterior.
De acordo com a BMW, com esse conjunto o Roadster é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, 0,2 s mais lento que o cupê, com velocidade máxima limitada a 250 km/h, independentemente do estilo de carroceria.
O teto retrátil do conversível pode ser recolhido ou levantado em 15 segundos, com acionamento elétrico e a velocidades de até 50 km/h, enquanto o estilo da capota permitiu manter no Roadster as exóticas portas de estilo tesoura, que se abrem para cima. O Roadster também traz estrutura com fibra de carbono, como o cupê, para ficar mais leve - o peso total é de 1.593 kg, apenas 60 kg mais pesado que a variante com teto fixo.
Diferentemente do cupê, o Roadster não tem os bancos traseiros, liberando um pouco mais de espaço para as bagagens, dividido com a área necessária para recolher a capota.
As novidades para o cupê, também presentes no conversível, incluem novo desenho interno dos faróis, iluminados por LEDs, bancos e volante redesenhados e central multimídia com tela tátil de 8,8 polegadas. A BMW ainda não informa quando o Roadster e o novo cupê do i8 chegam ao Brasil, onde o modelo com capota fixa hoje é vendido por R$ 800 mil.