Mini-CLS? Mercedes estreia nova geração do CLA

Sedã se aproxima visual do cupê de quatro portas e estreia itens tecnológicos modernos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mini-CLS? Mercedes estreia nova geração do CLA
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se já estava difícil diferenciar visualmente um Classe C de um Classe E ou Classe S, a Mercedes-Benz complica ainda mais as coisas com a segunda geração do CLA. Isso porque o sedã, que já emplacou mais de 750 mil unidades pelo mundo, agora se distancia da família do Classe A (hatch e sedã) e se aproxima do CLS. A maior semelhança está na traseira, com o desenho das lanternas que causou polêmica quando surgiu com a nova geração do CLS.

A dianteira traz um aspecto mais esportivo, com capô mais baixo, seguido pela grande grade com a estrela ao centro e faróis mais afilados e esportivos em relação ao antecessor. O modelo foi apresentado na CES (Consumer Eletronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, que é realizada nos Estados Unidos.

Construído na Hungria, o novo CLA adota a plataforma Modular Front Architecture 2 (MFA2), criado para a nova geração de modelos compactos e que já estreou no Classe A, Classe A Sedan e Classe B. Ela permite que o três volumes cresça para quase todas direções frente ao antecessor. São 4,69 metros de comprimento (+4,8 cm), 1,83 m de largura (+5,3 cm) e 2,73 m de distância entre eixos (+ 3cm).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Mercedes-Benz CLA
De perfil, o CLA mantém sua essência com o súbito caimento do teto
Crédito: Divulgação
toggle button

Esta última dimensão abre mais espaço para quem pretende ocupar o banco traseiro. A pequena área para as pernas se juntava ao brusco caimento do teto e se tornava um dos pontos fracos do sedã. A título de comparação, o CLA tem o mesmo entre-eixos do Classe A Sedan, porém são 15 cm a mais no comprimento. O porta-malas, por sua vez, está 10 litros menor: 460 litros. Outra medida que muda é das bitolas. Os 6,3 cm a mais na dianteira e 5,5 cm na traseira permitem que a altura diminua 2cm (1,43 m) e o centro de gravidade fique mais baixo, dando uma silhueta mais esguia ao cupê de quatro portas e, claro, favorecendo a dinâmica.

Central com Inteligência Artificial

Um dos motivos para a Mercedes-Benz ter escolhido CES como palco de estreia da nova geração do CLA está na parte de dentro. Após um ano, o Mercedes-Benz User Xperience (MBUX), a nova central multimídia da marca, ganha atualizações e novas funções. O sistema composto por duas telas de 12,3 polegadas (uma do painel de instrumentos digital e a outra propriamente do dispositivo de entretenimento) agora responde a perguntas, digamos, mais complexas do que as habituais “que dia é hoje?” ou “como está o clima”.

Mercedes-Benz CLA
Quem olhar para a traseira terá dificuldade para distinguir o novo CLA do CLS
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo o fabricante alemão, o MBUX é capaz de dizer se “há restaurantes asiáticos nas redondezas que não são nem chineses nem japoneses?”. Outros exemplos fornecidos pela Mercedes envolvem futebol americano, esporte mais popular dos EUA, (como foi o New England Patriots?), a bolsa de valores (como está o preço de ações da Apple em relação à Microsoft?), cálculos (qual é a raiz quadrada de 3?) ou conhecimento geral (qual é o tamanho do Texas?). Basta apenas ativar o sistema de inteligência artificial com as palavras “Hey, Mercedes”.

O CLA ainda traz funções que podem ser controladas intuitivamente. A lâmpada de leitura (ou outras zonas de iluminação) pode ser ligada e desligada apenas estendendo brevemente a mão em direção ao espelho retrovisor, por exemplo. Outros itens tecnológicos mais conhecidos também se fazem presentes, como o sistema de frenagem de emergência, de permanência em faixa de rodagem e o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta a velocidade de acordo com o automóvel que segue imediatamente à frente.

Mercedes-Benz CLA
Além do belo acabamento, novo CLA traz muita tecnologia
Crédito: Divulgação
toggle button

O CLA só aparece, por enquanto, na Edition 1 – tradicional série especial limitada da Mercedes produzida apenas no primeiro ano — com detalhes na cor laranja e motor 2.0 turbo de 224 cv. No mês de maio, o carro será lançando na Europa e outras versões e motorizações devem surgir, assim como a variantes Shooting Brake e também a endemoniada pela AMG.

Comentários