Fiat inaugura conceito de concessionária digital

Revenda pequena foca na interatividade multimídia para ganhar eficiência na negociação e economia com a rede de lojas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat inaugura conceito de concessionária digital
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Espaço intimista com poucos carros em exposição, porém, com muitas telas para interação e sensores que identificam o comportamento do consumidor pela loja. Este cenário, chamado pela Fiat de concessionária digital, é a aposta da montadora para diminuir custos de operação e trazer mais eficiência para o processo de compra de carros 0 km. O conceito foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (27) em um ponto de venda no Pacaembu, São Paulo (SP).

A revenda tem 300 m², ante os 3.500 m² de um showroom tradicional. Em vez de recepcionista, o local oferece um totem para cadastro de dados pessoais. Ele imprime um QR Code, código digital que guarda as informações do cliente e permite acesso a uma grande tela sensível ao toque que exibe um configurador do carro desejado, igual àquele disponível no site da marca.

Concessionária digital
Cupom digital traz informações do cliente
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Finalizada a configuração, as informações são enviadas para o tablet de um atendente. É ele quem vai negociar com o cliente eventuais condições de financiamento ou envolvimento de um seminovo na troca.

Para o diretor da marca Fiat para a América Latina, Herlander Zola, o ambiente acanhado dá mais foco ao cliente na hora da compra. “Em uma loja grande, o consumidor fica com a sensação de não ter muito controle da situação, podendo se perder entre as inúmeras opções de modelos. Já o ambiente menor o torna mais seguro do negócio que deseja fazer”, argumentou.

As concessionárias digitais também oferecem unidades para test drive. O objetivo é chegar a 20 lojas deste tipo até o primeiro trimestre de 2019. Elas serão inauguradas em Campinas e Ribeirão Preto no interior de São Paulo, além de Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Outros 110 ponto de venda já existentes devem implantar o conceito até o final do ano que vem.

Concessionária digital
Consumidor interage com telas antes da negociação
toggle button

A marca não informou estimativas, mas deve diminuir substancialmente os custos com a rede de concessionárias. Isso porque as lojas digitais privilegiam bairros nobres. “Além de oferecer ambiente mais moderno, essas revendas são ideais para locais onde o metro quadrado é caríssimo”, enalteceu o diretor de desenvolvimento da rede FCA, Tai Kawasaki.

O executivo destacou ainda que as lojas digitais são capazes de concluir a negociação de um veículo sem gastar nenhuma folha de papel. “Tudo pode ser feito por meio de assinatura digital, o que traz mais agilidade ao negócio”, pontuou.

Já o processo de recebimento do carro não muda. Pode ser retirado na concessionária ou ser entregue em casa.

Concessionária digital
Fachada da primeira loja digital da Fiat
toggle button

BLACK MIRROR

Até aqui, o novo conceito não traz nada inovador. Mas fique sabendo que sensores e câmeras flagram cada movimento do consumidor que entra na loja digital. Calma, não é por questão de segurança, mas para extrair informações como gênero e faixa etária do público, além do comportamento dele na concessionária. “Esses sensores geram um mapa de calor que mostra a circulação do consumidor, o que nos indica qual carro está chamando mais atenção ou qual espaço de interação é o mais popular”, explicou Kawasaki.

Além desses equipamentos ao melhor estilo Black Mirror, série de ficção da Netflix que alerta para o futuro em meio à tecnologia, a loja também apresenta interações mais convencionais, como tablets com aplicativos para a criançada e óculos de realidade virtual que mostram o detalhes do interior dos modelos da linha Fiat.

Comentários