Lançado em 2011, o Range Rover Evoque chegou ao Brasil em outubro do mesmo ano e começou a ser fabricado no país em meados de 2016. Vendido em vários mercados, o SUV compacto de luxo completa seis anos de produção, com 600 mil unidades, com uma série especial para a Europa.
Chamada de Evoque Landmark Edition, a série traz tração integral, com convém a um Land Rover, e tem preço inicial de 39 mil libras (cerca de R$ 160 mil na conversão direta). Como é tradição nessas séries especiais, esta se diferencia por detalhes estéticos exclusivos e alguns equipamentos a mais na comparação com a versão de entrada.
No caso, o Evoque Landmark Edition traz motor turbodiesel TD4 Ingenium 2.0 de 180 cv e transmissão manual, que não é disponibilizada por aqui, e custa 6.000 libras (R$ 24 mil) acima da versão TD4 convencional mais em conta.
A novidade conta com três opções de pintura da carroceria (azul, cinza ou branca), rodas de 19 polegadas com acabamento escurecido e sete raios, grade dianteira na cor grafite e faróis com máscara negra. Os emblemas no capô e na tampa traseira também são grafite.
Por dentro, os bancos são revestidos de couro preto perfurado com costuras claras e o console central traz acabamento acetinado. A lista de itens de série inclui sensor de chave e abertura elétrica da porta traseira. Opcionalmente, ele pode ser equipado com central multimídia com tela tátil de dez polegadas.
Modelo mais vendido da Land Rover, o Evoque faz sucesso com suas dimensões compactas e perfil de carroceria inspirado em cupês, que está em alta no mercado e serviu de inspiração para o Velar, mais novo integrante da linha Range Rover, intermediário entre o Evoque e o Range Rover Sport que está prestes a ser lançado no Brasil.
A segunda geração do Evoque, que já roda em testes disfarçada com a carroceria da primeira, deve ser apresentada em 2018 e chegar às concessionárias em 2019.