Novas placas do Mercosul são adiadas. De novo!

Novela: prazo para cada Detran oferecer novo padrão de placas de identificação foi estendido para junho de 2019

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novas placas do Mercosul são adiadas. De novo!
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A novela das novas placas do Mercosul ganha mais um capítulo. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou pela quinta vez a implementação do sistema. Agora, cada Departamento Nacional de Trânsito (Detran) tem até 30 de junho de 2019 para se adequar ao padrão. O prazo até então era 31 de dezembro do ano passado.

Em alguns estados, como Rio de Janeiro e Bahia, as novas placas já estão sendo utilizadas. O novo emplacamento é só para carros 0km, além de trocas de município ou de propriedade. As novas placas são inspiradas no modelo europeu e tem previsão de aplicação em 110 milhões de veículos em cinco países. Dessa maneira, haverá facilitação na fiscalização entre países.

 Placa Mercosul Homenagem Rio de Janeiro
Placa Mercosul Homenagem Rio de Janeiro
Legenda: Placa Mercosul Homenagem Rio de Janeiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O novo padrão utiliza as mesmas medidas da placa brasileira: 40 cm de largura por 13 cm de altura. Para motos, o tamanho também segue o mesmo das atuais. O fundo será sempre branco com as letras variando de cor para cada categoria - carro de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado.

NOVELA

A data inicial de implementação das novas placas era para janeiro de 2016. Sem motivos específicos, o prazo foi adiado para 2017 – ainda sem mês definido. Outra resolução estabeleceu uma nova data: setembro de 2018. O prazo ainda foi esticado até dezembro do mesmo ano. A nova e quinta mudança no prazo agora estabelece mais 6 meses para cada Estado se adaptar e oferecer a nova placa.

Comentários