Apresentada como "show car" no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, a Ford F-150 Raptor oficialmente não está nos planos da montadora para ser vendida aqui - embora recentemente a marca tenha registrado no país patentes de peças de versões mais "comportadas" da picape grande. Hoje, só pode ser comprada sob encomenda via importadoras independentes, como a DPR Trading.
A irmã menor Ranger Raptor, apresentada recentemente no exterior, aparentemente está mais cotada para chegar ao nosso mercado.
Nos Estados Unidos, a Ford acaba de apresentar a linha 2019 da F-150 mais poderosa, que chega ao mercado local no fim deste ano trazendo como principais novidades a suspensão ativa, com amortecedores da Fox, bancos esportivos Recaro e controle eletrônico para rodar em trilhas.
target="_blank" rel="noopener">Veja o vídeo da novidade em ação.
Falando nas suspensões, elas trazem sistema de ajuste automático da carga dos amortecedores, utilizando sensores para regular a atuação de acordo com as condições do terreno e de rodagem, da mais rígida à mais confortável. De acordo com a fabricante, quando a picape fica com as rodas no ar, o amortecimento é regulado com rigidez máxima para absorver o impacto da "aterrissagem".
Na dianteira, as suspensões têm curso de 13 polegadas (33 cm) e na traseira, de 13,9 polegadas (35 cm), o que habilita a F-150 Raptor a encarar os terrenos mais complicados.
Com o novo controle de trilha, a fabricante diz que é possível ajustar automaticamente o torque e a frenagem de cada roda em terrenos acidentados e a velocidades de 1,6 km/h a 32 km/h. Agora dá até para escalar pedras com a Raptor 2019, diz a Ford.
Por sua vez, os bancos dianteiros da Recaro trazem suportes laterais para segurar o corpo em altas velocidades e conta com apliques de Alcantara azul com costura contrastante, visual inspirado nos assentos do superesportivo Ford GT.
O motor V6 3.5 Ecoboost biturbo não sofreu modificações, rendendo os mesmos 456 cv de potência e 70,5 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático de dez velocidades, com tração 4x4 e reduzida, é claro.