De volta à Autolatina? VW e Ford estudam parceria

Montadoras avaliam aliança estratégica global para desenvolvimento conjunto de linha de veículos comerciais

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. De volta à Autolatina? VW e Ford estudam parceria
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford e a Volkswagen divulgaram comunicado conjunto informando sobre estudos para uma aliança estratégica entre as duas companhias em nível global, inicialmente com foco no desenvolvimento conjunto de uma linha de veículos comerciais a serem vendidos pelas duas companhias, com marcas diferentes.

As duas empresas assinaram um "memorando de entendimentos", uma espécie de protocolo de intenções, que prevê o fortalecimento da competitividade das empresas e melhor atendimento aos clientes. O anuncio cita projetos "em várias áreas", incluindo a citada linha de veículos comerciais.

As empresas esclarecem que os planos ainda não estão fechados e mais detalhes serão anunciados nos próximos dias. Também destacam que o acordo não inclui acordos acionários nem participações proprietárias cruzadas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Essa não seria a primeira vez que Volkswagen e Ford unem forças. Entre 1987 a 1995, as duas montadoras operaram de forma conjunta no Brasil e na Argentina por meio da Autolatina, que unificou as duas atividades nos dois países e resultou em produtos quase idênticos vendidos pelas duas marcas, com modificações estéticas pontuais e logotipos diferentes. O Ford Escort, por exemplo, virou Pointer e Logus, da Volkswagen, enquanto VW Santana/Quantum deram origem ao Versailles e à Royale, da Ford.

Atualmente, a Ford é a terceira montadora em participação de mercado no segmento de automóveis no país, com 10.24%, enquanto a Volkswagen é a segunda no ranking, com 14,15%. A líder de vendas no período de janeiro a maio de 2018 é a General Motors, com 17,8%.

Comentários