Os modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque, dois mais vendidos da Land Rover, chegam à linha 2018 equipados com o novo motor Ingenium 2.0 turbo de quatro cilindros, em versões a gasolina e a diesel. Ambos os novos propulsores rendem 240 cv de potência, com 35 kgf.m de torque na configuração a gasolina e 51 kgf.m na diesel.
No caso da unidade abastecida com gasolina, ela substitiu o motor GTDi usado no Evoque desde o seu lançamento, em 2011. O "antigo" também rende 240 cv e tem torque ligeiramente inferior, de 34,6 kgf.m a 1.750 rpm, enquanto o Ingenium entrega seus 35 kgf.m mais cedo, a 1.250 rotações, deixando o carro mais esperto em retomadas, arrancadas e subidas.
Construída com alumínio, a nova unidade de força traz comando de válvulas continuamente variável, balanceadores duplos para reduzir ruído e vibrações e turbo de duplo fluxo com coletor de escape integrado, para respostas mais rápidas e suaves. Com o Ingenium a gasolina, o Evoque vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 217 km/h, de acordo com a fabricante.
Já a unidade Inngenium a diesel de 240 cv vai conviver com o motor Ingenium turbodiesel 2.0 de 180 cv e 43,8 kgf.m. O novo propulsor faz o Evoque sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 7,5 segundos, 1,4 segundo mais rápido que a unidade de 180 cv.