SUVs pedem pneus reforçados e mais caros

Pneu para utilitário esportivo não é igual ao usado em automóveis de passeio e pede cuidados especiais

  1. Home
  2. Dicas
  3. SUVs pedem pneus reforçados e mais caros
Alessandro Reis
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pneu de SUV é igual ao de um hatch ou sedã? Na verdade, não. Embora pareçam iguais, os pneus de utilitários esportivos trazem características de construção diferentes para lidar com o maior peso e a carroceria mais alta típicos dos utilitários esportivos. Por conta disso, são mais caros e exigem alguns cuidados especiais.

"Pneus projetados para equipar SUVs geralmente têm perfil mais alto e IC (Índice de Carga) maior. Alguns também são mais largos. Considerando o maior porte do utilitário, o respectivo pneu é muito mais reforçado, especialmente no talão, onde ele é fixado na roda, e também na parte lateral, para lidar com a carga maior", explica Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas da Dunlop. A marca lançou recentemente um modelo de pneu que retrata isso: tem versões específicas para SUV e carro de passeio, chamado de SP Sport Maxx 050+.

Alonso destaca que pneus de medidas iguais, um específico para utilitários, outro para um sedã, por exemplo, podem apresentar diferenças estruturais e de custo - embora possam parecer iguais. Confira abaixo as principais diferenças entre pneus para utilitários esportivos e para carros de passeio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Preço

De acordo com Rodrigo Alonso, o pneu de um Honda CR-V com rodas aro 17 pode custar de 70% a 110% a mais que o pneu de mesmo diâmetro de um Civic, sedã da mesma fabricante. No caso, ele compara um Civic EXL com pneus na na medida 215/50R17 91V e um CR-V da geração anterior na configuração EXL, "calçando" pneus 225/65R17 102V.

Para entender: o numeral 225 indica a largura do pneu em milímetros, enquanto a dezena 65 aponta que a altura corresponde a 65% da largura. R17 informa o raio em polegadas, enquanto o número 102 é referente ao índice de carga. Por fim, a letra V é o índice de velocidade, no caso, de até 240 km/h.

 O pneu de um Honda CR-V com rodas aro 17 pode custar de 70% a 110% a mais que o pneu de mesmo diâmetro de um Civic
Honda CR-V 2019
Legenda: O pneu de um Honda CR-V com rodas aro 17 pode custar de 70% a 110% a mais que o pneu de mesmo diâmetro de um Civic
Crédito: Divulgação
toggle button

Portanto, o pneu do CR-V, embora tenha o mesmo diâmetro, é mais largo, mais alto e suporta mais carga - no caso, o código 102 significa que cada pneu do utilitário é capaz de suportar com segurança até 850 kg. No Civic, o numeral 91 aponta até 615 kg por pneu. "Para levar mais carga, o pneu recebe mais reforços na estrutura", destaca o especialista.

Consumo de combustível

Pneus mais largos naturalmente geram mais arrasto com o solo e tendem a elevar o consumo de combustível, somados ao maior peso que um SUV costuma ter em relação a um sedã com o mesmo conjunto mecânico. "Sozinho, não dá para dizer que o pneu vai fazer determinado carro gastar mais ou menos", ressalta Alonso.

Pneu Especial Para SUV
toggle button

De acordo com informações da Honda, um Civic EXL 2.0 tem consumo médio de 7,2 km/l na cidade com etanol, enquanto o CR-V com o mesmo motor faz 6,4 km/l, ambos equipados com motor 2.0 flex de 155 cv. É verdade que não é só o pneu que entra na conta de gasto de combustível, mas no caso o sedã é até mais pesado que o utilitário: 1.695 kg contra 1.579 kg.

Pneu de uso misto ou todo-terreno

Alguns SUVs vêm equipados com pneus para uso tanto na terra quanto no asfalto, popularmente chamados de uso misto e identificados, no jargão técnico, pela sigla AT (que significa all terrain ou todo terreno).

AT3 Pneu de uso misto, terra e asfalto
Crédito: Divulgação
toggle button

Os pneus AT trazem banda de rodagem com mais blocos, para maior aderência em vias não pavimentadas, e borracha um pouco mais mole. Porém, existem proprietários que instalam esse tipo de pneu para dar um visual mais robusto ao veículo, embora rodem quase 100% do tempo no asfalto. "Antes de trocar, é preciso ver o tipo de uso do veículo. Se usar só na cidade, esses pneus são mais ruidosos e sofrem desgaste mais rapidamente", destaca o gerente da Dunnlop.

Pneu 100% Asfalto
Crédito: Divulgação
toggle button

Manutenção

Fatores como peso maior do veículo e a maior altura da carroceria em relação ao solo exigem mais dos pneus dos utilitários esportivos e, por isso, estão mais suscetíveis a danos e desgaste prematuro causados por manutenção incorreta ou mau uso. "Pneu desbalanceado, por exemplo, quica mais no solo por conta da suspensão de curso maior e da carga mais elevada. Isso pode causar desgaste irregular da banda de rodagem e acelerá-lo", diz Rodrigo Alonso. O especialista também destaca que os utilitários esportivos são mais sensíveis à calibragem incorreta e eventuais problemas na suspensão.

Comentários