Antes de comprar um carro, faça o test drive!

De acordo com pesquisa, dirigir o carro, moto ou utilitário pretendido é o segundo item mais valorizado pelos clientes

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Redação WM1
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O test drive é a oportunidade de avaliar itens essenciais em um veículo, novo ou usado, antes de fechar a compra. Somente ao volante é possível ter contato direto com o carro, moto ou utilitário, e conferir aspectos como acelerações, frenagem, suspensões, funcionamento do câmbio e até consumo de combustível, conferindo a média indicada no computador de bordo, se estiver disponível.

Não por acaso, o test drive é um dos aspectos mais importantes no processo de compra. De acordo com a edição 2018 do SSI (Sales Satisfaction Index), estudo anual de satisfação do cliente automotivo realizado pela consultoria J.D. Power, o test-drive é o segundo fator mais valorizado pelo consumidor no processo de aquisição, dentre cinco avaliados, com peso de 21%. Só perde para o processo de entrega, com 24%, e empata com a negociação antes de fechar o negócio, também com 21%.

O estudo é baseado nas avaliações de 4.387 proprietários de veículos novos no Brasil entre um a 12 meses após a compra, realizado de fevereiro a maio de 2018.

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Crédito: iStock
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DURAÇÃO DO TESTE FAZ TODA A DIFERENÇA

Segundo a pesquisa, que atribui notas de zero a 1.000 para o processo de venda das montadoras, quanto maior for o tempo de realização do test drive, mais satisfeito ficará o cliente. Por exemplo: para testes com percurso de até dez minutos, o índice médio registrado foi de 743. Para testes com mais de 30 minutos, a satisfação subiu a 871.

O SSI também aponta que o nível de conhecimento do profissional que acompanha o test drive e passa as informações ao potencial comprador também tem um peso grande. Quanto a avaliação é acompanhada por um especialista no produto, a pontuação saltou para 868 - ela caiu para 810 quando o teste foi acompanhado pelo vendedor.

EXPLICAÇÃO DETALHADA

Isso reforça a importância de ter um profissional ao lado, durante a duração do test drive, para tirar todas as dúvidas que porventura apareçam sobre as características e equipamentos do veículo avaliado, bem como sua correta operação.

Além disso, o teste precisa não apenas ter duração suficiente, mas também oferecer uma ideia completa de como é a experiência de guiar o veículo pretendido no dia a dia. Isso significa que a avaliação será mais produtiva se oportunizar ao cliente avaliar a condução tanto em circuito urbano quanto no rodoviário, possibilitando uma experiência mais ampla. Isso também vale para a explicação do funcionamento das tecnologias disponíveis, tanto antes do test drive, com o veículo ainda estacionado, quanto durante a avaliação, quando há a chance de demonstrar os recursos em condições compatíveis com a vida real.

A capacidade do especialista ou vendedor explicar claramente aspectos como a operação do câmbio automático e recursos de semiautônomos de assistência à condução, quando disponíveis, faz mesmo muita diferença na decisão de compra.

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